Esdras foi o grande sacerdote e escriba, ajudante de Neemias e reformador religioso. Vivia na Babilônia ao tempo de Artaxerxes (497 aC a 427aC). Teve licença de vir a Jerusalém para trabalhar na reforma religiosa reconstruindo o culto no templo.
1- SUA DECISÃO E SUA OPORTUNIDADE - 7.10
1. Sete anos de serviço de Artarxerxes. Esdras pede-lhe permissão para ir a Jerusalém para ornamentar o templo do Senhor.
2. Seu valor pessoa era tal que o rei lhe permite a ida, bem assim a permissão para coletar valores com que pudesse realizar seu intento – Esdras 7.12-26.
II - DECEPÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS
1. Apenas 1496 judeus se interessaram em marchar até a sua cidade, para ornamentar o templo e servir ao Senhor. A grande maioria preferiu ficar tratando dos seus negócios.
2. Esdras toma posição diante de Deus. O verso 22 nos revela o que sentiu: Eu senti vergonha de pedir ao rei exércitos e cavaleiros.
3. Estabelece, portanto, uma ordem de serviço, trabalho para Deus.
III - COMPENSAÇÕES DAS ORAÇÕES DE ESDRAS
1. Deus movido pelas suas orações - verso 23.
2. Providências para distribuição de responsabilidade. Não são todos os que podem dirigir. Há mais pessoas que podem trabalhar do que pessoas que podem dirigir. Dirigir é arte, e dom. Mas Esdras dividiu responsabilidades
3. A responsabilidade repetida em relação aos seus líderes - verso 28.
4. A grande vitória que a fé lhe concedeu - verso 31.
5. A descrição dos casamentos ilícitos e o grande drama de Esdras - 9 e 10.
Deus se fez presente e revelou-se.
Hozzászólások