A MORDOMIA GERAL
- Pastor David Gomes

- 6 de out.
- 2 min de leitura
Se pudéssemos, nesta hora, tomar todas as nossas, todos os nossos talentos abertos e encobertos, todas as nossas possibilidades nas diversas áreas da vida e consagrar a Cristo, alguma coisa muito grande aconteceria entre nós. Se assim é, por que não tentar?
I - MORDOMIA NO SENTIDO MATERIAL
A Bíblia nos apresenta seis atitudes no que diz respeito à contribuição material no culto.
1. O que nada dá. Lucas 12.13-21 conta a história do homem que buscava construir maiores celeiros para guardar. Nada é dito que ele planejasse ofertar. Em Lucas 16.19-20 o rico que não ofertava.
2. Aqueles que ofertam por cumprimento legal e apenas por isto. Mateus 23.23; Lucas 11.42; Lucas 18.9-14 trata dos que ofertam para cumprir uma obrigação da lei.
3. O que ofertam hipocritamente. Ananias queriam aparecer (Atos 5.1-11).
4. Os que são dizimistas. Abraão foi um dizimista antes da lei do dízimo (Gênesis 14.18-22; Levítico 27.30; Malaquias 3.8-12).
5. Os que ofertam com enorme sacrifício (Atos 4.36-37; Lucas 7.37-50).
6. Os que ofertam tudo (Marcos 10.28-30).
"Eis que nós temos deixado tudo para te seguir" (Mateus 19.27-30). Jesus vigiava enquanto o povo ia ofertando. Descobriu uma mulher que ofertara tudo (Marcos 12.41-44). Atos 2.45 fala daqueles que vendiam tudo para que pudessem contribuir para Deus.
II - MORDOMIA NO SENTIDO MORAL
Preguei, há tempos, sobre as sombras que curam, ou seja, a mordomia da influência. Li e me impressionei com o poema chinês: Felicidade é ensinar o caminho ao moço e fazê-lo seguir por ele.
Oikonomos é a palavra grega que é traduzida como sendo mordomia. No sentido original quer dizer: aquele que assume a direção de uma casa para administrar. Mas pode ser a administração do pensamento, do tempo, dos bens, por inferência.
Temos duas cartas recebidas ontem (17.08) pela EBAR: "Meu marido é presbítero da nossa igreja e em quase todos os pontos é ótimo. Mas ele tem um gênio terrível e quase me tira a paz. Não posso pedir orações na igreja porque seria um escândalo se alguém soubesse dessas coisas".
Carta de Salvador-BA, 7 de agosto de 1978: Prezado pastor. "Tive oportunidade de ouvir o programa pela Rádio de Vitória da Conquista. Resolvi escrever para pedir uma Bíblia, pois não possuo e quero ver esta Palavra de Deus. Tenho quase tudo para seu uma garota feliz, mas não o sou. Chego mesmo a conviver com pessoas que fumam maconha. Até o momento não fumei e espero nunca fumar isto".
III - MORDOMIA TOTAL PRÁTICA E VITÓRIA
1. Pelos alvos que me proponho a alcançar.
2. Por uma avaliação das minhas possessões materiais.
3. Pela avaliação da minha mordomia de influência. Estou construindo para o bem ou não.
4. O dia da minha vitória completa.


Comentários