top of page

A METADE JAMAIS FOI CONTADA (1Reis 10)

Sermão pregado na Igreja Batista do Méier, Rio de Janeiro (RJ) em 12.11.1963

O décimo capítulo do primeiro livro de Reis conta a história da rainha que saiu de longe para visitar o rei de Israel. Salomão havia crescido em fama. Os povos ao redor comentavam sua sabedoria e suas riquezas. e a rainha do meio dia (Rainha de Sabá) saiu de sua terra para conhecer sua sabedoria. Ali chegando se impressionou com a beleza do palácio, a ordem de serviço, as belezas da corte e invejou a sorte daqueles servos que assim viviam com o rei tão sábio.E, para sumarizar suas impressões ela disse ao rei que "jamais lhe tinham contado tudo quanto vira".

Também em relação à obra de Missões Nacionais a metade não poderá ser contada. Abordaremos cinco aspectos dessa obra que não podem ser contadas senão pela metade.

 

I - A METADE DAS IGREJAS QUE NADA FAZEM

Impressionante o número de igrejas que nada fazem. Algumas são igrejas numerosas colocadas em grandes cidades, com seus templos, seus coros, seus pastores. Mas possuem sempre uma justificativa para a negligência: Casa do zelador, órgão elétrico, etc.

 

II - METADE DOS SACRIFÍCIOS QUE MUITOS FAZEM

Menino que veio ao escritório da Junta de Missões Nacionais. Dei-lhe um trabalho de envelopar cartas: "Pastor, doei mais que muitas igrejas...". Aquele garoto modesto havia vendido pastéis, refrescos, etc., para doar 18 mil cruzeiros na oferta de sua igreja em 1962.

Galinhas missionárias, venda de frutas, de ovos... privação de muitas coisas para que nada falte... orações e lágrimas.

 

III - METADE DO QUE A JUNTA ESTÁ FAZENDO

Não quero me referir à obra da Junta quanto a novos obreiros, etc., mas o cuidado da Junta para com os obreiros. Os salários são constantemente reajustados. Ajuda de custo é dada aos obreiros situados em lugares mais distantes e de custo de vida mais difícil. O Fundo Mary Ruth Waldice ajuda os estudos dos filhos dos obreiros.


IV - METADE DO QUE PRECISA SER FEITO

O clamor por obreiros continua. Nossa maior necessidade são obreiros capazes. O Brasil cresce mais do que notamos. Não clamamos por ter menos obreiros, mas por saber que novos lugares surgem a todo o tempo. Há necessidade urgente de mais gente para atender aos apelos por novos trabalhos. E alguns dos trabalhos locais cresceram tanto que precisam de reforço na equipe. Que os batistas possam ter uma visão do Brasil sem Cristo.


V - METADE DO HEROÍSMO DE ALGUNS

1. Prefiro morrer aqui mesmo... Marcolina Magalhães, missionária, quando convidada a se aposentar.

2. Missionária Yeda... estou pronta a ir até Serra do Carmo. Não conto o custo, porque nem sempre será...

3. Trabalho com os índios... trabalho no leprosário... A metade jamais será contada.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page