top of page

A MENTE DE JESUS CRISTO (Filipenses 2)

Paulo tinha em mente um elevado alvo: a descrição do caráter da Missão na mente de Cristo. Havia anelos em seu coração que são dados de forma clara: Exortação em Cristo para todos eles; Consolação de amor; Comunhão do Espírito; Afetos e Misericórdia. Paulo queria mais; mesmo amor; mesma união de alma; mesmo sentimento.

No verso 3 algumas das dificuldades no caminho do cristão: Partidarismo. Vanglória. Não viva com a preocupação única de causar boa impressão a outros; não viva egoisticamente.

Paulo queria que houvesse entre os Filipenses o reconhecimento puro e simples dos direitos recíprocos, sem preocupação outra, que não fosse a própria glória de Cristo. A solução para todos os problemas está na encarnação para a vida da mente, do pensamento, da maneira de ser de Cristo.


I - TRAÇOS MARCANTES NA MENTE DE CRISTO

1. Divino pela natureza, mas pronto a perder tudo, se necessário fosse. Forma de Deus, forma de servo. Mesmo vocábulo no original.

2. Voluntário na perda e feliz com o ganho.

3. Obediente no grau máximo e maior.

Jesus não agarrou a sua própria glória, mas deu de mão. Não segurou sua posição com ansiedade. Não quis prevalecer de sua posição de igualdade para com Deus. Interessado nos outros de tal forma que não se preocupou com ele mesmo.


II - MARCAS DEFINIDAS DO ESPÍRITO DE CRISTO

1. Espírito de humildade. Mesmo alvo de Deus. Mesmo amor de Deus. Humildade possuída por alguém que possui um tesouro. Reprovação pela simplicidade. Cristo exaltou a própria humildade. Disciplina da humildade pela avaliação e correção da nossa própria atitude. Mente controlada.

2. Espírito de renúncia; abnegação que o levou ao sacrifício.

3. Espírito de submissão. De Senhor a servo. de servo a escravo; de escravo a malfeitor; maldição.

4. Espírito de Serviço. Custo total pelos objetivos da grande missão de buscar e salvar.


III - ESPÍRITO DE CRISTO PARA O CRISTIANISMO DE HOJE

1. Os maiores triunfos do Cristianismo estão na esfera dos que somente se preocupam com o Cristianismo. (Samuel, com 60 anos: graças a Deus que voltei. Graças a Deus que converteu Tereza, tão singela).

2. As maiores dificuldades dentro da própria igreja. As organizações que mais preocupam são as que mais inspiram. Normal o problema de coros: Quem vai fazer o solo? Por que não sou eu? Na humildade de Cristo não haveria lugar para isto.

3. O espírito de Cristo na renúncia a direitos e pretensões.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page