top of page

A MARAVILHA DO SONO (Salmo 3.5)

Sermão proferido em 21.01.1953

É nosso privilégio iniciar hoje alguns comentários bem sucintos e bem leves a respeito de algumas das bênçãos que Deus nos dá e que, nem sempre paramos para avaliar. Hoje vamos pensar alguma coisa sobre o sono, baseando-nos no verso cinco do nosso capítulo.

Há pelo menos três pensamentos chaves neste verso. O primeiro consiste numa ação ativa: "Eu me deitei. O segundo numa ação passiva: "dormi. O terceiro numa ação ativa: "acordei. Observemos os três pensamentos do verso:


I - EU ME DEITEI

Existe uma sabedoria naquele que se deita. Claro que não estou me referindo àquele que passa a vida deitado. Para este a Bíblia tem algumas palavras que poderemos ver em Provérbios 6.9-11; 20.13. Por outro lado, a Bíblia condena aqueles que não dormem por leviandade (Salmo 127.2). Se Deus nos dá o sono é porque sabe que necessitamos de descanso para refazer-nos as nossas forças.

A Bíblia não regulamenta o sono quanto ao número de horas, mas a Ciência diz boas razões que o homem adulto deve dormir até 8 horas por noite e que as crianças precisam mais. Os idosos até 5 horas por noite. O salmista diz: "Eu me deitei". Há crentes que não se deitam. Perdem tempo em conversas estéreis. Prejudicam-se, estragam sua saúde.


II - EM SEGUNDO LUGAR, EU DORMI

Somente quem já deitou e não conseguiu dormi sabe como doloroso é deitar sem dormir, porque milhares existem que nunca dormem. Que deitam e não podem dormir.

1. A Bíblia confirma a verdade que alguns não dormem por causa da consciência (Ester 6.1; Daniel 6.18).

2. A Bíblia insiste em que o justo dormirá suavemente (Salmo 4.8; Provérbios 3.22-24; Eclesiastes 5.12). "O sono do trabalhador é suave".

3. O salmista podia dizer: "Eu dormi". Que bênção quando podemos assim deitar e dormir. Que bênção essa do sono". Como devemos usá-la?


III - EU ACORDEI

1. Ouvi a história de uma velhinha do Recolhimento Betel. Ela deitou e dormiu e nunca mais se levantou. Foi ter com Jesus no seu sono. Esta é uma experiência gloriosa para o crente. Mas para o crente é também glorioso acordar para mais um dia de bênçãos.

2. Há um hino em inglês que diz"

Um dia mais de trabalho por Cristo

Um dia de vida menos para mim,

Mas o céu está mais próximo;

E Cristo mais querido no meu coração,

Um dia mais de trabalho para mim,

Um dia menos de vida para mim.

3. Se os irmãos notarem o título do Salmo 3, poderão ver a ocasião em que foi escrito. Quando Davi fugia do seu filho revoltado. Sua vida estava em perigo, mas sua confiança estava em Deus. Charles Spurgeon (1834-1892) fala de um bispo dos dias de perseguição que recebera a sentença de morte. Seu irmão veio a ele e disse : "Amanhã será o teu martírio, deixe-me passar a noite contigo". O irmão respondeu: "Dormirei esta noite com a mesma calma e confiança no meu Deus".

4. Notemos em seguida a ação de graças do Salmo: "Por que o Senhor me sustentou". Sim é Deus quem sustenta o nosso sono. Porque é Ele quem purifica os nossos corações, é Ele quem nos dá saúde e força para lutar, é Ele que nos orienta no caminho desta vida.

ORAÇÃO PARA NOITE: Hino 556 - Cantor Cristão - 1a. estrofe –

João Gomes da Rocha (trad.letra, 1898)

1. Finda-se este dia que meu Pai me deu;

Sombras vespertinas cobrem já o céu.

Ó Jesus bendito, se comigo estás,

Eu não temo a noite, vou dormir em paz.


Demos, portanto, graças, muitas graças a Deus pelo sono.


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page