A GRANDE VISÃO (Daniel 12)

Antioco tinha atestado as baterias do sofrimento sobre o povo escolhido . Daniel nos fala e a eles que no meio das lutas, a luz seria vista (verso 5). Quem sabe Gabriel e Jesus?


I - O TEMPO DA TRIBULAÇÃO

Jesus fala de um tal tempo no sermão de Mateus 24. No meio do tempo da tribulação haverá paz para o povo de Deus. Haverá alegria interior.

A defesa maravilhosa será sobre os que tiverem seus nomes escritos no Livro da Vida. Muitos podem ter o nome no livro da igreja, mas não o terão no Livro da Vida.

Moisés falou desse Livro da Vida. O Apocalipse o comenta . O nome no Livro da Vida implica na vida eterna. Única vez que aparece no Velho Testamento a expressão "vida eterna".

O tempo de Antioco Epifânio tinha sido de enorme tribulação, mas Daniel vê além e fala do tempo do fim.


II - DOIS DESTINOS PARA AS ALMAS DOS HOMENS

Haverá uma ressurreição. Alguns enxergam aqui uma ressurreição parcial, a primeira ressurreição que virá antes do Milênio. Morre aqui o argumento de quem afirma que "o inferno é aqui mesmo" e outros tantos. Há um destino eterno para a alma do crente e do não crente. O crente como luz, como estrela. Jesus declarou: "Eu sou a luz do mundo". Aqui o crente vai refulgir como estrela sempre e eternamente. O céu será marcado pela presença da luz. Seremos luz como Jesus predisse no Sermão do Monte, ao lado da verdadeira luz que é Deus.


III - DOIS ANJOS Á BEIRA DO RIO

Alguns enxergam aqui Cristo em conferência com o anjo (verso 5) a respeito do fim. Outros vêem Gabriel e Miguel. O rio para uns é o Nilo, para a maioria o Tigre. Lemos da visão de Cristo em 10.5). Alguns o vêem de novo aqui


IV - EXORTAÇÕES FINAIS MARAVILHOSAS

Antes dos dois pontos que desejo discutir aparece o chamado problemas das semanas e dias e tempos, etc. Não me deterei neles. Aqui a controvérsia é geral. Há opiniões de vários matizes e origens. Ficaremos em dois pontos:

1. Bem-aventurado o que espera . A tarefa de esperar é tremendamente grande. Lutamos para conseguir esperar. Vivemos em função de tempo. Queremos que as coisas aconteçam na medida de nossos relógios, quando Deus vive fora do tempo e do espaço.

Que será da minha vida? Quem será meu marido ou minha esposa? Que me acontecerá no futuro? Que caminho devo seguir? "David formulou a pergunta duas vezes. Obedeceu a orientação divina e foi feito rei em Hebron".

2. Seguir até o fim. Mais fácil começar do que levar alguma coisa a cabo. Paulo dizia: Combati... acabei...guardei... Jesus pronunciou: Tudo está consumado. Na oração de João 17 analisa a sua obra em profundidade. Até o fim... Daniel não podia parar, nem desanimar. O galardão virá no final de tudo. Leiamos Daniel e o veremos até no meio dos leões.


N.R. O nome de Antioco não se encontra nas Escrituras, mas há referências aos Monarcas desta designação. Antioco II era um dos reis a que se refere Daniel 11.6.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: