Sermão pregado em 02.04.1949
Iniciamos hoje o mês da Escola Dominical. Esperamos que - se bem que com o espaço um tanto acanhado possamos realmente vibrar neste mês. Esperamos que nos pontos de pregações em toda a parte onde nossas atividades são exercidas, possamos realmente nos esforçar por tornar mais que nunca animada nossa Escola Dominical.
PARA QUÊ FOI ORGANIZADA A ESCOLA DOMINICAL
1. O grande movimento de Escola Dominical foi iniciado por Robert Raikes - 1736-1811, um jornalista inglês, que vendo a situação horrível em que viviam as criança do seu tempo, iniciou tão nobre movimento para ensinar as crianças rudimentos de religião, como lições outras.
2. Sendo proprietário de um jornal, Raikes colocou as colunas a serviço da Escola. Em breve um bom número de colaboradores se afiliou ao movimento e chegou ao desenvolvimento que hoje vemos.
3. Hoje, em todo o mundo, existe a Escola Dominical em quase todas as igrejas. Elas congregam crentes e não crentes, interessados e não. O livro de Deus é seu texto e através das lições uniformes, em todo o mundo se estuda o mesmo texto.
II - INFLUÊNCIA DA ESCOLA DOMINICAL
1. Seu texto é a Bíblia "que é poderosa para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir em justiça" - 2Timóteo 3.16.
2. A Standard Enciclopédia diz: "A Escola Dominical nos Estados Unidos tem sido o meio mais eficaz de se ensinar religião à mocidade, bem como o meio mais eficiente na arregimentação de membros para as igrejas, a força pioneira das novas comunidades, e a conservadora da instrução religiosa da família por quer que ela exista" - vol. 23, pg. 412.
3. Louise Fawcett – (1904-1990) disse: "Mais de quatro mil dos oito mil prisioneiros por mim sentenciados em 31 anos de serviço, eram moços com menos de 21 anos. Dentre estes, somente três freqüentavam a Escola Dominical na ocasião do delito" - Suprema Corte dos Estados Unidos.
4. Dr. Richard Price – (1723-1791), contou de uma Escola Dominical que fez um estudo nos 75 anos de existência e não encontrou um só criminoso na crônica da cidade que tivesse freqüentado aquela escola.
5. O padre católico Francis Walsh – (1901-1974), disse o seguinte: "Como católico que sou, eu antes preferiria ver as crianças católicas serem trazidas às escolas protestantes para instrução, do que vê-las permanecer sem qualquer instrução religiosa, que é a situação de cinco em cada 56 crianças norte-americanas hoje" – (God in the Public Schools, Fleming, pg. 192.)
III - A ESCOLA DOMINICAL E SUA PRINCIPAL FUNÇÃO
O que o oxigênio é para o ar e para a água deve ser o evangelismo para a Escola Dominical. É tão natural que a Escola Dominical quanto a fumaça ao fogo. Não temos Escola Dominical para distrair, mas para instruir na Palavra de Deus.
E temos às crianças uma hora por domingo. Que responsabilidade a nossa, ainda mais quando vemos e sentimos o que existe ao nosso redor.
Como praticar o Evangelismo na Escola Dominical?
1. Sentimos nisto uma obrigação.
(1) Professores.
(2) Alunos.
(3) Pastor e oficiais da igreja.
"O amor no coração e não na cabeça que torna eloquente o nosso testemunho por Cristo".
(Cantor Cristão, hino 447: Nunca ouvir de Cristo. Carrie E. Breck, tradução de Ricardo Pitrowsky: Estribilho: Não me falaram de Cristo! Não me falaram de Cristo! Tantos vi que salvou, mas ninguém se importou de falar-me da graça de Cristo!”
Bullchalker, autor do livro "Winning the Adolescent Boy", ao ser chamado para ser professor, aceitou e prometeu a Deus e a si mesmo o seguinte:
1. "Nunca chegarei tarde a Escola Dominical".
2. "Nunca hei de aparecer diante de minha classe sem estudar muito bem a lição".
3. "Hei de conhecer meus alunos tanto em seus lares quanto na igreja".
4. "Nunca permitirei que um dos meus alunos seja perdido em minha classe, sem que eu tenha feito tudo para que ele procure a sua salvação".
2. Sentindo nisto uma oportunidade.
Comments