top of page

A CONVERSÃO DA ALMA E AS CONVERSÕES DA VIDA (João 3.5)

Jesus veio ao mundo com programa preparado. Sua primeira mensagem pública declarou os planos do seu coração – (Marcos 1.15). O arrependimento surgiu na mente do Salvador como algo indispensável na carreira do fiel. Nenhuma vida teria lugar no Reino, a menos que passasse pela experiência do novo nascimento. Diante de nós o fato da conversão.


I - O SIGNIFICADO DA CONVERSÃO

O nascido de cima tem a natureza: A carne e o Espírito –(Gálatas 5.17). Jesus é chamado o "autor e consumador da fé". Lemos em Tito 3.5 que a obra da regeneração é oriunda de Deus, realizada por Deus, independente de obras da carne. A conversão é regeneração. Nicodemos abordou Jesus com o elogio a respeito. "Sabemos que o Senhor é Mestre enviado de Deus".

Eu afirmo que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo ou do alto. Conversão. Conversão, nascer de novo, nascer de cima – (Gálatas 4.19). De novo ou de cima, de Deus, do céu. A conversão implica ideia de começo – (Lucas 1.3); (Atos 26.3-5). Pela conversão a pessoa entra na família de Deus – (1Pedro 1.23). O convertido tem novo relacionamento com Deus -  (2Coríntios 5;17).


II - A OBRA DESENVOLVIDA PELA CONVERSÃO

A conversão não se origina apenas em Deus, mas é elaborada por Deus. Dizia o servo do Senhor: "Não mantenho minha fé; ela é que me mantém, por ela estou me convertendo do que eu não quero crer para o que eu devo ser".

Necessitamos estrutura e caráter e ambos se ligam à conversão. "O impacto de Cristo sobre a natureza humana produz milagres de transformação do caráter. Tenho visto isto, declarou um Indú ao missionário.

A conversão pode ter aspecto de impacto como no caso de Paulo, John Wesley e outros. Mas também no quito do coração. O resultado da conversão se exibe em santidade crescente.


III - EFEITOS PRÁTICOS DA CONVERSÃO

Milionário infeliz ouviu a mensagem e se ofereceu para levar no carro o pregador. Enquanto rodavam perguntou: "Como pode o senhor conseguir a felicidade e confiança que expressa em suas palavras"? Entreguei a Deus o que eu tinha e o restante ele fez... Em pleno movimento de uma rua em Nova Iorque o milionário se converteu.

 Eli Stanley Jones – (1884-1973), conta da mulher que teve seu encontro com Cristo enquanto viajava ao seu lado. Ao ser atingida pela mensagem abriu a bolsa e lhe entregou um vidro de bebida alcoólica, uma cigarreira dourada e uma pequena caixa de tranquilizante... não preciso mais disto.

Mulher temerosa e abatida pelo marido que bebia. O marido sofreu um acidente, mas não mudou. Ao contrário, piorou e passou a beber mais. Em oração a mulher ouviu uma voz que julgou ter vindo de Deus: "Eu sou teu Deus". "Se tenho Deus, declarou, tenho tudo". E viu o marido se converter.

O avião para decolar precisa duas vezes mais força para voar. É difícil se entregar a Deus para conversão. Compensa fazer a entrega.

Homem que fazia papel de vilão em representações diferentes. Converteu-se. Seu semblante mudou der tal forma que não mais pode servir como vilão.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page