A ABERTURA DO SEXTO SELO (Apocalipse 6.12-17)

Vimos no domingo passado a mensagem que nos foi trazida pela abertura dos cinco primeiros selos. A mensagem foi a de que a fome de conquista gera a guerra e consequentemente a fome e a morte, todos simbolizados nos quatro cavaleiros: o cavalo branco, o vermelho, o preto e o branco. Como contraste, o quinto selo ao ser aberto, nos mostrou os mártires pelo nome de Jesus os quais vestidos de branco aguardavam o dia em que a justiça de Deus haveria de ser feita na terra. A Palavra de Deus a eles foi de esperança pelos dias melhores que haveriam de vir.

Depois de assim proceder, João dá um pulo nos dias futuros e oferece uma visão de fim de era à abertura do sexto selo. A abertura do sétimo selo voltará a focalizar alguns aspectos da queda e do julgamento do mundo romano. Por hoje fiquemos com as mensagens que possamos tirar da abertura do sexto selo.

I - A MENSAGEM DO SEXTO SELO - Em relação ao vidente e aos crentes.

1. Os fenômenos descritos em relação à abertura do sexto selo não são em nada desconhecidos dos leitores da Bíblia.

Terremotos... variações no sol e na lua... queda das estrelas... enrolamento do céu como um livro e mudança nos montes e ilhas de seus lugares... (Isaias 13.10)

2. A mensagem apresentada ao vidente é de que as Escrituras serão cumpridas no final da era. As coisas não haverão de continuar como tudo indica, o demônio do domínio e da guerra e da fome e da perseguição aos crentes. Não, Deus cumprirá as promessas em relação ao mundo e o seu domínio não será de forma alguma arrebatado.

3. Desde a legislação mosaica, Deus procurou ensinar aos homens a respeito do seu domínio sobre as leis e sobre as propriedades. Leia por exemplo o capítulo 26 de Levítico e havereis de encontrar lá aquilo que Deus diz a respeito da relação entre os fenômenos físicos e a condição espiritual dos homens.

II - A MENSGEM DO SEXTO SELO EM RELAÇÃO AOS HOMENS MAUS E REBELDES

1. Notai as classes ai envolvidas. Sete classes distintas indicando, outra vez, que o grupo estava completo: grandes, ricos, reis, tribunos, poderosos, servos e livres em desespero profundo.

Aqui está outra vez a apresentação simples daquilo que a Bíblia ensina através de todos os tempos.

a) Veja-se Isaias 2.12-21.

b) Oseias 10.8-10

c) Lucas 23.26-30. É o próprio Jesus a caminho do Calvário quem adverte a respeito do dia em que tais coisas haveriam de acontecer.

III - ADVERTÊNCIA PARA TODOS

1. Temos colocado por dois anos seguidos como tema para a nossa igreja as palavras: "Uma igreja em marcha esperando o Senhor que vem". Como quisera que tais palavras estivessem em mente de todos nós, todos os dias de nossa vida. Oxalá a nossa mocidade, ao andar pelas ruas desta cidade, pudesse estender em seus corações constantemente essas palavras: "Um crente em marcha à espera do Senhor que vem". E que diante de cada tentação e diante de cada fantasma do seu caminho pudesse dizer: "Aqui vai um crente em marcha à espera do Senhor que vem".

2. Virá o Dia da Ira do Cordeiro. Será isto possível? Haverá uma maneira de ver a terra ser assim toda revolvida e destruída? Poderão os homens realmente serem forçados a procurarem as rochas fendidas para o abrigo? Talvez muitos cientistas incrédulos pudessem envenenar a muitas mentes com a pregação de que o mundo jamais seria extinto. Alguns cientistas do passado advogam a hipótese de que o sol estaria se resfriando e de que cairíamos a morrer de frio. Outros advogam a possibilidade remota de uma colisão do nosso planeta com outro, provocando um incêndio. Mas hoje em dia, quando os homens têm em suas mãos o segredo da explosão atômica, e quando marcham para a produção em massa da bomba de hidrogênio, não há mais dúvida alguma de que podemos ver a grande queima de uma hora para outra.

3. E nesta hora, que fareis? Fareis exatamente aquilo que fizeres agora. Se agora vos aquietardes pela fé no Senhor Jesus, naquele dia estareis garantidos e salvos pela fé em Jesus. Se hoje continuardes a marchar da mesma maneira como tendes marchado até agora, então estareis forçados a passar a eternidade sem Cristo e sem salvação.

Hoje podeis escolher.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão