top of page

COMO CAVAR POÇOS COMO ISAQUE O FEZ (Gênesis 26.16-22)

Na escola em que estudei havia muitos alunos brigões. Eu não fui brigão, senão uma vez. Fui separar um amigo que estava sendo maltratado por outro e saí perdendo. O homem era muito forte. Foi minha última briga.

I - BRIGA PORQUE ISAQUE ERA BOM E PODEROSO Abimeleque não tinha nada de oposição no procedimento de Isaque ao seu modo de agir, mas temia pelo seu poder. O mesmo teria de acontecer mais tarde, quando lemos em Êxodo 1.9 sobre o motivo da perseguição do povo de Israel: numeroso e forte. Isaque era forte porque Deus era com ele (versículo 12) Semeou Isaque naquela terra e no mesmo ano recolheu a cento por um, porque o Senhor o abençoava.

II - ISAQUE ACEITOU A ORDEM DE DESPEJO, MAS DEUS FOI COM ELE 1. Isaque começou a desentulhar todos os poços que seu pai Abraão havia preparado e que os inimigos haviam entulhado depois da morte de Abraão. Isaque quis fazer igualzinho como seu pai fizera e confirmou os nomes que seu pai lhes havia dado. 2. Isaque mandou cavar poços para cuidar do gado e encontrou muita água (versículos 19-20). A água que era boa, diziam os inimigos, é nossa. Isaque não queria briga e disse: -- não faz mal, nós vamos adiante e cavaremos outro poço. Deus está conosco e ele nos dará água de novo. 3. Isaque não deseja brigar e andou mais adiante, cavando outro poço que deu água também. Este poço estava possivelmente além da fronteira do povo de Gerar e não houve mais briga. Isaque deu ao poço o nome de "Poço largo", porque Deus o fez prosperar.

III - LIÇÕES QUE APRENDEMOS NESTE ENSINO DA BÍBLIA 1. A inveja dos homens para com as bênçãos dos filhos de Deus. A inveja não é de Deus. Quando a pessoa quer uma coisa que é do outro, está invejando e peca contra Deus (Gálatas 5.19; Tiago 4.5). 2. Paciência. Abimeleque manda-o embora e ele foi, o poço foi disputado e ele deixou com os inimigos, segunda e terceira vez. Jesus deu ensino em Mateus 5.5; 39.42. 3. Perseverança. Não desanimou, não parou no meio da estrada, mas seguiu adiante. 4. Piedade. Capacidade de continuar sendo crente ainda que no meio de adversidades.

IV - DEUS PRECISA DE IMITADORES DE ISAQUE A palavra água significa "dádiva de Deus". Isaque estava abrindo poços de dádiva de Deus. Em Isaias 44.3, Deus promete molhar os seus escolhidos com muitas bênçãos. Nossa parte é aceitar o que Deus oferece. Em Isaias 55.1, Deus convida todos os homens para a água da salvação. Jesus declara a mulher à beira do poço de Jacó: "Aquele que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede"... (João4.14) Mas existem muitos que rejeitam a água da vida que Jesus dá.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page