top of page

JOSÉ, O FILHO QUERIDO DE JACÓ - Gn. 37

É das mais nobres a história de José. Nele temos a grandeza do Velho Testamento e a graça do Novo Testamento. Era ele um exemplo nobre das virtudes cristãs. Se lermos a vida como encorajamento devemos ler a de José como inspiração (Murphy). Em Abraão temos uma fé heroica, em Jacó uma fé lutadora. Em José uma fé vitoriosa. Abraão foi o pioneiro, José o consolidador.

I – OS NOMES DE JOSÉ Abraão foi chamado por dois nomes: Abraão, pai elevado e Abraão, pai de multidões. Jacó foi chamado Israel ou príncipe que luta com Deus, em substituição a Suplantador. José teve dois nomes. 1. Gênesis 41.41-45. (Zafenate-Paneia): “O Salvador do mundo”, ou “Revelador de segredos”. Por certo que o primeiro é o mais acertado. Aquele que muito sofrera, agora colhia o fruto de sua obediência, assim como Jesus.

2. Gênesis 49.24 - Pastor e guia em Israel –. Era a declaração do pai que muito amava ao filho que tanto sofrera...José foi pastor e líder das coisas mais difíceis de se encontrar. É fácil achar um, mas difícil achar os dois. Há pessoas amorosas, amigas, com espírito de visitar, mas nunca boas como líderes...

II – SUA DOR E VITÓRIA A – Foi odiado por seus irmãos. E por que o odiaram? (1) por ser amado do pai (Gênesis 37.3); (2) Por ter grandes sonhos (Gênesis 37.8); (3) Foi traído pelos irmãos – (3 Gênesis 7.20); (4). Foi vendido pelos irmãos –( 3 Gênesis 7.28); (5) Tentado na terra estranha e condenado (Gênesis cap.39); (6) Foi colocado na prisão com os transgressores (Gênesis 40.1-3). B. I – Sua escalada para a vitória: 1. Nenhum dos filhos de Jacó sofreu tanto quanto José e nenhum deles subiu tanto quanto ele; (1) Saiu da prisão para ocupar a mão direita de Faraó – Foi ele o mais proeminente de todos os seus ministros (Gênesis 41.38-46); (2) Por meio dele as nações foram preservadas do extermínio. Valor de um homem fiel (Gênesis 41.15-36).

III – LIÇÕES QUE A VIDA DE JOSÉ NOS SUGERE: 1. Todas as censuras dos irmãos a José não puderam separá-lo do amor de seu pai. Assim nem todas tribulações desta vida podem afastar o verdadeiro crente do seu Deus (Romanos.8.31). 2. Veio à procura dos irmãos no campo, mas encontrou seus inimigos e algozes e assassinos. 3. Se José tivesse morrido de fome na cova seus próprios irmãos viriam a morrer de igual maneira, mais tarde. Bendito o Senhor que vê adiante de nós e que preserva os seus servos. 4. José rejeitou a união ilícita com a esposa de Potifar e ganhou a filha o sacerdote de Om, Azenate. José preferiu deixar o manto com a esposa de Potifar e ir à prisão fria do que deixar lá a sua honra, porque cria no seu Deus.( Gênesis 41:45) 5. Os irmãos que venderam a José foram por ele perdoados e ajudados. José tinha vestes egípcias, mas coração israelita nas cortes de Faraó. 6. José se tornou famoso aos 30 anos de idade (Gênesis. 41.46).

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page