A notícia está sendo comentada neste ano de 1977, de uma maneira muito especial, e estudos foram feitos para descobrir porque a cerveja não tem aparecido. Muitos dizem. que é por causa do calor excessivo, outros dizem que é para haver reajuste de preços. Mas o que impressiona é ler a declaração de um dos fabricantes na cidade do Rio de Janeiro que disse: "Diariamente nós entregamos nos bares um milhão de garrafas de cerveja". Meus amigos, é cerveja demais, quando lemos de outros fabricantes que apenas um deles distribui um milhão de garrafas diariamente.
Fico a pensar na linguagem bíblica que declara: "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios 20.1). Talvez o amigo possa apreciar um pouco melhor a tradução que aparece na Bíblia Linguagem de Hoje: "Quem bebe demais ficha barulhento e caçoa dos outros; o escravo da bebida nunca será sábio".
Mas, as advertências na Bíblia sobre o álcool, e os exemplos bíblicos sobre o uso do álcool, lemos de Noé, o grande servo de Deus, que foi envergonhado por ter se embebedado. Lemos também coisas tristes a respeito de Belsazar , quando no auge da embriaguês viu sinais estranhos na parede. Lemos da tragédia que ocorreu com Ló, sobrinho do santo Abraão, quando foi embriagado pelas próprias filhas para cometerem torpeza.
O álcool, realmente, é escarnecedor. Dois exemplos me chocaram ultimamente: O primeiro, um moço que me parecia muito trabalhador, e que dava a impressão de alguém que tinha um futuro começou a aparecer diariamente diante do bar das nossas proximidades, e logo vimos como suas atitudes foram mudando, e como ele foi se tornando dominado pelo vício. Outro veio logo em seguida. Falava na família, falava nisto e naquilo, mas nas últimas observações ele aparentemente não pensa na família, só pensa em beber, beber e fazer barulho, como diz o texto de Provérbios.
A bebida forte é escarnecedora. Nenhum homem que bebe o primeiro gole saber o que vai acontecer depois do segundo. Quão necessário se torna da parte de cada um uma vigilância e um controle. Afinal de contas, existe tantas coisas boas de se beber. Existem tantas coisas que nos fazem bem e que não nos prejudicam. Um milhão de garrafas de cerveja apenas de um fabricante, vendidas no Rio de Janeiro diariamente. É o caminho para o alcoolismo, é o caminho para o descontrole e tristeza.
Lembro-me de ter ouvido um dos grandes diáconos fiéis, há alguns anos atrás, quando declarou: "Não conheço uma só família que não tenha um problema com alcoólatra. Sentado na cadeira comecei a pensar, e descobrir que o homem tinha razão. Doloroso dizer que até alguns líderes religiosos traem o preceito divino e seguem no mesmo caminho.
Lemos no Jornal do Brasil de 13 de fevereiro de 1977 este parágrafo: "A festa começou na missa. Terminada a cerimônia o padre tirou a batina e em trajes civis foi tomar um chope com o aniversariante. Observamos aqui que trata-se de um líder de religião, uma pessoa com a responsabilidade de levar os homens a Deus, e de trazer Deus aos homens, que se esquece e que vai pelo caminho do mal.
Está ainda diante de nós aquela tragédia que ocorreu em Búzios, nas proximidades de Cabo Frio, no Estado do Rio, a morte de uma mulher jovem com tiros na cabeça. A triste morte, e triste queda de uma mulher que poderia viver muito. E nas declarações, o seu marido disse: "Quando ela estava sem vodca era uma beleza... Mas, quando estava dominada pela vodca, era uma tristeza... Para aquele que se sente escravizado pelo vício, o conselho é este: Jesus Cristo pode libertá-lo.
Ouvi da experiência de um homem, que na cidade de Palmeiras dos Ìndios, em Alagoas, era conhecido pelas bebedeiras e pelas desordens que fazia. Mas este homem ouviu falar de Jesus Cristo e resolveu aceitar o desafio. Depois de um culto ele fez a sua entrega a Jesus e nunca mais bebeu. Transformou-se num modelo de homem, num verdadeiro varão respeitado na cidade. Jesus Cristo faz isto, quando o homem lhe entrega o seu destino, quando o homem procura a sua bênção e deseja a sua ajuda. Jesus Cristo se coloca em teu caminho agora, para libertá-lo e ajudá-lo.