A Epístola aos Colossenses saiu de uma prisão. Seu autor, Paulo, não foi o fundador da igreja, mas Epafras, um dos seus companheiros. Paulo recebeu informação de que havia sopros de falsas doutrinas sobre os irmãos e lhes escreveu a carta, que exalta o Cristo de modo maravilhoso. Cristo é:
1) Amado Filho (Cl 1.13); 2) Redentor do Crente (Cl 1.14); 3) Imagem do Deus invisível (Cl 1.15); 4) Primogênito de toda criação (Cl 1.15b) Existindo antes da criação, com a criação e depois da criação, eterno com o Pai. 5) Imagem do Deus invisível, por ele Deus foi revelado aos homens. 6) Criador de todas as coisas, que por meio dele subsistem (Cl 1.16), tronos, domínios, possessões. 7) Antecede todas as coisas (Cl 1.17-18). Por causa dele todas as coisas subsistem, todas as coisas que existem nele estão de forma compacta, formando um só sistema. 8) Ele merece toda proeminência (Cl. 1.18). Cristo maior do que as coisas criadas, do que os poderes criados, do que os planos e propósitos dos homens. 9) Nele habita toda a plenitude de Deus (Cl 2.9). Cristo é nosso padrão, é nosso centro, é nossa verdadeira referência, nossa fonte de honra, nossa única sabedoria.
I - CRISTO É TUDO. DESFAZ TODAS AS DISTINÇÕES DE CLASSES HUMANAS 1) Judeus ou gregos... privilégios da raça. 2) Ritos ou rituais... circuncisão ou incircuncisão. 3) Cultura ou formação... “Bárbaro ou cita”. 4) Diferenças sociais... escravos ou livres. 5) Distinções, todas... Ele absorve tudo em si mesmo e comunica graça indistintamente.
II – CRISTO É TUDO PARA OS QUE NELE CREEM 1) Cristo representa o preço total da redenção. Nada falta ao caminho do homem crente. Cristo pagou tudo. 2) Cristo é Senhor do crente, das circunstâncias da vida do crente e das necessidades da vida do crente. 3) Cristo é tudo nos pensamentos, planos, anelo do crente.
III – CRISTO É TUDO PARA AS NECESSIDADES DE TODOS OS CRENTES 1) Cristo é pão para a fome espiritual do homem. 2) Cristo é água para todas as sedes do coração, do pensamento e da alma humana. 3) Cristo é caminho para os pés cansados do homem sem Deus. 4) Cristo é certeza para a mente vacilante e inserta. 5) Cristo é vida para o corpo perturbado e triste. 6) Cristo é luz no caminho escuro do homem peregrino. 7) Cristo é o bom pastor para ovelhas soltas e desgarradas. 8) Cristo é o amigo para o coração solitário. 9) Cristo é o conselheiro sábio nos momentos difíceis. 10) Cristo é tudo para todas as necessidades do homem sem Deus. É o Salvador de sua alma.
IV – QUE FAZER PARA APROPRIAÇÃO DE CRISTO 1) Buscar as coisas que estão lá em cima, cabeça erguida. 2) Façam morrer os desejos deste mundo. 3) Abandonem a raiva, paixão e sentimentos de ódio. 4) Vista a nova roupa de Deus como povo de Deus.