top of page

AS ESTRELAS E O CETRO NA ROTA DE NATAL (Nm 24.17)

Enorme o universo das estrelas. Dotada de luz própria, com brilho e luz característicos, a estrela é fator de embelezamento ao céu de Deus. Variam na forma e cor. Algumas são periódicas. Existem cerca de 7.600 estrelas visíveis a olho nu. A mais próxima de nós chama-se Sol. Astrônomos admitem a existência de 2 bilhões de estrelas. O espaço sideral é de tal tamanho que os cálculos de distância são feito com consideração de anos luz. As estrelas têm merecido estudos vários e são classificadas de acordo também com seu tamanho. Insinuam alguns que o brilho das estrelas variáveis se prende ao choque de um ou mais corpos celestes. Os astrônomos falam de estrelas candentes. A estrela d’alva, em certo sentido a caracterização do planeta Venus.

Estrela do mar. Última na constelação da Ursa Menor, etc. Para nós nesta manhã pensamos na estrela que guiou os Magos a Belém.

I – MAGOS – UMA CAMINHADA DE FÉ Vieram do Oriente, seguindo uma estrela temporária que alegrara seus olhos e despertara neles o desejo de seguir seu rumo. Possivelmente os Magos viram a estrela de modo intermitente. Quando chegaram a Jerusalém, pensaram ter sido ali o lugar do seu encontro com Jesus. Era o plano de Deus abrir os olhos de Herodes à realidade de seu domínio. Não podemos determinar o tempo de viagem dos Magos, mas pelo cálculo de Herodes pressupõe-se que teriam sido até dois anos de viagem. Era a caminhada da fé que seguia crescendo e se tornando bela.

II – A ESTRELA NO CAMINHO DA PROFECIA 1. Balaão falou da estrela. Ela havia de brilhar para anunciar a universalidade do domínio de Deus. 2. As estrelas que brilharam ante os olhos dos pastores revelaram a “glória do Senhor”. Manipulada por anjos, trazia aos mais humildes e em primeiro lugar a grandiosidade do amor de Deus. 3. A estrela que os sábios acompanharam revelava a grandiosidade do menino Rei.

III – AS MENSAGENS DA ESTRELA 1. Balaão falou da estrela, mas não a viu. Teve morte triste pela desobediência. 2. Incrédulo pode ter noção intelectual das coisas de Deus, que somente a fé torna real. 3. Para os humildes pastores estrelas brilharam para exaltar a fé e o amor.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page