Notícias Escobar – Outubro – 1990 Perdemos muito do entusiasmo pelas Cruzadas de Evangelização. Com gratidão, reporto, entretanto, que alguns sinais dão evidências de um despertamento nesta área.
Tivemos em Ricardo de Albuquerque a Cruzada da Associação Nordeste Carioca. A primeira noite foi chamada “Noite de Despertamento Espiritual”. Havia um Comício Político muito divulgado; havia uma Reunião Comunitária também muito divulgada. Quando chegamos ao Clube Esportivo os lugares estavam vazios; surgiram comentários vários sobre a dificuldade de se contar com numerosa assistência.
Havia, entretanto, um interesse por parte dos pastores e nos reunimos para a oração. Ao terminarmos a parte da oração já o auditório estava quase lotado. No tempo do inicio dos trabalhos havia muita gente em pé.
Na noite seguinte os irmãos se movimentaram e muitos bancos foram colocados no local. De novo houve superlotação. Era sensível a presença de Deus. Os resultados espirituais comprovaram a sede do povo e a oportunidade atual da obra de Deus entre nós.
CRUZADA DA IGREJA BATISTA CENTRAL NUCLEAR DE ANGRA DOS REIS
Deus quis e a obra foi feita.
O pastor Isaias Lopes Pinheiro guia um pequenino e valente rebanho. O Perequê não é núcleo populacional grande. A igreja, nova, com mentos de 150 membros.
Em circunstâncias tais surge lugar para oração e visão conjugadas. A Cruzada foi planejada e o local foi a laje superior do templo em construção. O teto era o céu azul de Angra.
A coragem dos irmãos regada em orações consistia em realizar uma Cruzada ao ar livre, no clima instável da região. Tivemos na primeira noite uma assistência que surpreendeu até o pastor! Cantou o Coral da Igreja Presbiteriana e tivemos a presença de irmãos de variada constituição:
Assembleia de Deus – Presbiteriana – Igreja de Cristo – Igreja Batista Renovada e as Igrejas Batistas desde Itacuruçá, Angra, Praia Brava e outras.
Na segunda noite, sábado, os participantes cresceram em número. Tivemos Caravanas de Parati (Pr. Joaquim), Ponte Branca, Cristã de Oração, Casa de Oração, Igreja Fluminense, Igreja Presbiteriana, Igreja Batista Renovada; e a grande presença das Igrejas Batistas da área.
O amplo terraço foi superlotado. Deus se manifestou com poder e quase quatro dezenas de pessoas aceitaram a Cristo, enquanto verdadeira multidão tomava novos votos de fidelidade e amor a Jesus Cristo.
No domingo pela manhã, suprimida a EBD e o tempo de culto dilatado. Agora era a igreja presente. Marcado o grande culto para as 16 horas. No exato momento começou a chover. Tivemos a corrida de se descer o órgão, aparelhagem de som e bancos para o pequeno salão de baixo. Mas as almas se converteram e Deus foi glorificado. Houve alegria geral, pois sem o culto das 16 horas teríamos certamente perdido toda a aparelhagem. Deus guardou os seus fiéis.