Estamos em festa. A igreja centenária se reúne para tributar a Jesus seu pleito de gratidão por lutas e vitórias. Jesus usou o termo ‘igreja’ três vezes apenas: Mateus 16 e 18. Mas Paulo ensina que Ele morreu pela igreja.
Alguém sumariza as sete maravilhas da criação de Deus: 1. Criação do universo 2. Instituição da família 3. Surgimento do Estado 4. Encarnação e ministério de Jesus 5. Instituição da igreja 6. Retorno dos judeus à Palestina 7. Novos céus e nova terra onde habita a justiça.
I. EDIFICAREI A MINHA IGREJA
1. Organizada por Jesus 2. Caracterizada pelo mesmo Jesus como edifício e como corpo vivo. Não se combate o material. Não possuo, mas li a respeito de um livro que apresenta 107 figuras da Igreja nas páginas da Bíblia. 1. Corpo de Cristo 2. Vinha e ramos 3. Templo-santuário 4. Pastor e rebanho 5. Semente de mostarda 6. Oliveira 7. Luz 8. Sal 9. Fermento 10. Edifício ou construção 11. Coluna 12. Casa de Deus 13. Firmeza da verdade, baluarte 14. Noiva 15. Esposa 16. Sabedoria de Deus 17. Mistério de Deus
II. INIMIGOS DA IGREJA
Jesus sabia que inimigos se levantariam contra a sua igreja. Ele chama os inimigos por ‘porta do inferno’. Destacamos alguns desses inimigos dentro da igreja. 1. Uma igreja escravizada às suas iniciativas, ao invés de se identificar com o mandamento divino. Sherill declara que a maior inimiga do cristianismo é aquela que se julga esposa de Jesus. 2. O espírito de cobiça materialista. Ilusão de que as casas de praias são necessidade e o dinheiro é o comandante. 3. A troca dos objetivos de Cristo pelos objetivos do mundo. Carta esta semana: Senhor membro da igreja e maior sócio do maior clube carnavalesco – Preciso dar testemunho, é sua palavra.
III. MARAVILHOSA PROMESSA DE JESUS
Os inimigos aumentam. Precisamos aumentar a minoria de Deus no seio das igrejas. Deus está falando em diferentes lugares sobre esta mobilização dos validos. A igreja faz sua parte, Jesus cumpre a promessa. Quatro tipos de crescimento: 1. Crescimento interno: espiritualidade; fraternidade; santidade; maturidade que resulta no desejo íntimo de fazer a vontade de Deus. 2. Extensão da influência – novas igrejas saem através da igreja 3. Crescimento da presença denominacional. A igreja que adere aos planos das igrejas irmãs. Juntas para a obra maior que o programa simples da igreja local. 4. Crescimento do número de salvos
IV. DESAFIOS A UMA IGREJA CENTENÁRIA
Pares que trarão novas bênçãos – 1. Fé e esperança 2. Dedicação (fidelidade mais serviço 3. Testemunho – Jorge Weleyana – e autoridade 4. Devoção e aplicação.