Corinto era a capital da província romana da Acaia. Era localizada em posição estratégica de modo a atrair povo de toda parte por causa do seu comércio. Comércio de peixes, de ídolos, de tendas aos marinheiros, de objetos de bronze, bem como tapetes, etc., e bijuterias. Era uma cidade bem antiga, talvez 1.350 anos Antes de Cristo. Corinto era famosa por sua riqueza, luxo, extravagância e licenciosidade. Havia um provérbio: Não aconselho a homem visitar Corinto. Nesta cidade de perdição extrema, disse Taylor, achou o Espírito Santo por bem fundar uma igreja de Jesus. Ao chegar aqui Paulo veio de Atenas ao centro cultural. Em Atenas Paulo não foi tão abençoado. A viagem de Atenas a Corinto era feita em 2 dias(45 milhas).
I - O APÓSTOLO PAULO NO CENTRO PAGÃO - Atos18.1-3; 8.11
Em inglês só se estuda o primeiro verso do capítulo. Não há mal que se diga uma passagem a respeito deste casal. Nomes romanos mas possivelmente nomes convertidos em Roma. Afeiçoaram-se a Paulo. Trabalhavam juntos fabricando tendas para vender aos marinheiros, ao mesmo tempo que faziam relações de amizade na cidade.
O texto marcado omite grande parte das experiências em Corinto. Silas e Timóteo vieram da Macedônia e o achavam ativamente ocupado com a pregação. Paulo lhes estava pregando que Jesus era o Cristo e como a oposição cresceu ele deixou a Sinagoga e foi para uma casa de crente, onde iniciou a igreja.
1. Notemos que o chefe da Sinagoga creu. Sua casa se abriu para pregar o Evangelho. Era um ponto de pregação. Lembremos que os primeiros conversos de William Buck Bagby - 1855-1939 -, foram padres.
2. Notemos o efeito. Muitos corintos creram. Nós temos perdido muitos por causa de não evangelizarmos pessoas em posição-chave. Este homem-chave traiu a muitos . (Laurence Olson - missionário: Um dos pontos fracos aqui é que não se prega muito aos ricos).
3. O verso 8 parece mostrar tudo azul. Mas nesta hora o Senhor avisou a Paulo que a situação ia mudar. Quando tudo está bem, vigiai em oração". Vem muita coisa por aí. Mas eu sou contigo. A cidade era má. Mas o Senhor estava com Paulo. Que promessa. Esta é ainda nossa promessa hoje. Ele válida dessa forma.
II - O POVO DE DEUS NUMA COMUNIDADE PAGÃ - Luzes nas trevas 2Coríntios 6.14; 7.1.
Neste trecho vamos estudar alguns dos perigos que os coríntios crentes encontravam naquela cidade pagã. O que Paulo ensina-lhes aplica-se muito claramente à nossa cidade no dia de hoje (Notar 1Coríntios 5.10).
1. Não vos prendais a um jugo desigual. A situação é antiga. Em Corinto já havia casamento misto - Deuteronômio 22.13. A base, a prática pode ser notada em Deuteronômio 7.3; Josué 23.12; Esdras 9.2; Neemias 13.25.
(1) Não vos prendais em negócios com infiéis. Crentes que se associam com infiéis e perdem tudo.
(2) Não vos prendais em relações com festas, bailes, coisas mundanas, etc. Não somente o mal mas a aparência. Notar Salmo 1.
Estes versos é o ponto central, mas se baseia em cinco outros contrastes que será bom se notar.
III - UM CORPO E MENTES LIMPAS - 7.1; conforme 1Pedro 2.11; 1João 3.3.
Notar que Paulo disse isto tendo em mente uma cidade corrompida.
1. Imundícia proveniente de associações infiéis.
2. Santificação no temor do Senhor - 2Coríntios 5.11 - humildade, reconhecimento de dependência. Isaias 11.3; Deuteronômio 6.2. Notar que a santidade mostrada no verso indica tanto um pedido positivo quanto um pedido negativo. Uma separação que envolve dois lados da ação. Separação do pecado dá como resultado santificação.
Comments