Sermão proferido na Igreja Batista da Tijuca, atual Primeira Igreja Batista no Andaraí ( RJ) em 24.08.1952
Este trecho nos apresenta o que João pensava de si mesmo. Os judeus haviam enviado de Jerusalém emissários que deveriam averiguar sobre sua pessoa. E João confessou e não negou. "Eu sou a voz que clama no deserto, disse ele". Que contraste com nossas atitudes comuns!
I - A PESSOA DE JOÃO BATISTA
1. De raça sacerdotal por mãe e pai –(1Crônicas 24.10) - pai e mãe de Arão – (Lucas 1.5).
2. Escolhido por Deus para servir de precursor.
3. Procurado por grandes e pequenos que buscavam ouvir o seu testemunho, muitos serem batizados por ele – (Mateus 3.6).
4. Instrutor de moral e religião – (Mateus 9.14); (Lucas 5.33); (Lucas 11.1)
Apesar de tudo isto, João dizia de si mesmo: "Eu sou a voz...".
II - QUE TIPO DE VOZ JOÃO REPRESENTAVA?
1. Voz corajosa – (Mateus 3.7). Grandes servos de Deus são corajosos. A covardia não cabe no cristão. João pregava àquele que estava vivendo irregularmente: "Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão" – (Mateus 14.4). Jesus teve esta voz corajosa. Paulo teve esta voz corajosa. Pedro e João tiveram esta voz corajosa. Todo cristão deve ter esta voz corajosa.
2. Era uma voz fiel. Havia chegado para cumprir uma missão e a cumprira fielmente. Sua mensagem estava sempre em seus lábios. Ele mesmo se compara ao amigo do esposo. Sua função era glorificar o esposo e disto não se afastou jamais.
3. Uma voz verdadeira. Jesus julgou como verdadeiro o seu testemunho anterior. Seus discípulos conheciam a sua sinceridade e a verdade de suas palavras.
4. Era uma voz impetuosa. Pregava a tempo e fora de tempo.
5. Era uma voz humilde. Há tempos um senhor do interior de Minas Gerais publicou um livro. Inseriu uma lista de títulos. Alguém que o conhecia muito disse: "Só faltou um título; o de professor da Escola Bíblica Dominical". A João não interessava outro título senão este: "Eu sou a voz que clama no deserto". Vieram para falar-lhe a respeito dos sucessos de Jesus e João respondeu: "Está muito bem... alegro-me nisto, pois é necessário que ele cresça e eu diminua" - João 3.30.
III - O VALOR DE UMA VOZ
1. "Não eram dois ou três que vinham a ele, era uma multidão - Lucas 3.7.
2. Notai o verso 10...
3. Notai o verso 12...
4. Notai o verso 14...
5. Notai os versos 19-20...
João de fato preparou o caminho do Senhor. Não sabemos quantos mas uma multidão começou a adorar e servir a Deus de outra maneira. Sua mensagem só glorificava Jesus.
IV - QUAL O VALOR DE TUA VOZ PARA A COROAÇÃO DOS ESFORÇOS DESTA IGREJA NA CAMPANHA EM ANDAMENTO?
1. Imaginemos cada um dos nossos quase 500 membros tivessem suas vozes tão nobres e fiéis quanto a voz de João.
- Uma voz somente - a voz de Jonas - e Nínive não foi destruída.
- Uma voz somente - a voz de Guilherme Carey – (1761-1834) e os ouvidos do mundo foram abertos à necessidade de Missões.
- Uma voz somente; a voz de William Bagby – (1855-1939), e foi revelado ao mundo um novo campo missionário, a Pátria Brasileira.
Comments