Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança (RJ), em 28.08.1957
Estamos diante de uma das expressões que repetidas frequentemente por Jesus e que foi usada em relação a não crente como também em relação a crentes. Há uma terrível onda de males escondida na mentira. Seja a mentira clara ou velada. Comercial ou familiar. Branca ou preta ou cor de rosa. Muita maldade há encoberta por detrás de palavras doces. Vimos, recentemente, como os irmãos de Diná tinham religião nos lábios e o demônio no coração. Há dissimulação, mentiras, falsidades das mais variadas.
Mas Jesus diz que os homens ouvirão um dia a revelação de tudo que desejarem esconder - "There is an eye watching you" - Estamos num círculo vicioso: o governo força os impostos porque é roubado. Os proprietários logram o imposto por ser demasiado. Muitos patrões fazem do empregado um ladrão e queixam-se ser mais tarde roubados. Mas, passemos a estudar mais de perto a traição da mentira.
I - A MENTIRA É TRAIÇOEIRA PORQUE É SUTIL E UNIVERSAL
1. A primeira mentira foi passada no Éden. Mas dai por diante a mentira não escolhe cara nem lugar onde se abrigar. O patrão rouba do empregado, o negociante do freguês. Há roubo no tempo, roubo na escrituração, roubos familiares e roubos religiosos. Uma pessoa influente na Zona Sul disse-nos recentemente: "A Zona Sul está se tornando impossível à vida".
2. A professora mente aos alunos e os alunos à professora. Os políticos mentem aos eleitores e os eleitores mentem aos políticos. Mente-se em nome da religião. Já nos referimos por duas vezes à declaração de uma autoridade do país sobre o roubo cometido pela Igreja Católica que pede verba de quatro e cinco ministérios com nomes diferentes, simulando.
II - ALÉM DE SUTIL A MENTIRA É ENGANOSA PORQUE NÃO TRAZ SEGURANÇA NEM FELICIDADE
1. O marido mentiroso precisa andar de olhares desconfiados. O negociante ladrão precisa sempre ter o disponível para dar ao fiscal. Mas a mentira não ficará para sempre encoberta. Jesus diz que o dia a declarará. Abraham Lincoln – (1809-1865), dizia com muita razão: "Podes enganar todos por um pouco, alguns por algum tempo, mas jamais poderás todos por todo o tempo".
2. No México, há pouco, J. A. D.V, que as portas da bancarrota imaginou enviar uma bomba relógio num avião. Voluntário incauto que ganharia de premio para levar uma encomenda ao Peru. O incauto levaria D. V. a passagem e passaporte. Morreria e a família de D. V. seria indenizada com o marido vivo. Mas a bomba foi enviada em outro avião e D. V. por duas vezes tentou o suicídio . Não há mentira tão bem engendrada que não venha a ser descoberta.
3. Cristina Alexandra – (1626-1689), rainha da Suécia dizia: A mentira envelhece quem a diz e engana quem a ouve". Deus detesta os mentirosos. O pai da mentira é Satanás.
III - PUNIÇÃO DE DEUS AOS MENTIROSOS DE TODOS OS TEMPOS
Ficarão de fora junto com os cães e feiticeiros" – (Apocalipse 22.15). Os país poderão fazer esforço por encobertarem faltas dos filhos, o que não conseguirão. Soube de pais que estão procurando comprar certos professores para dar diploma a seus filhos ignorantes. "Eu sei as tuas obras", é a declaração de Apocalipse 3.8-10. Muitos me dirão naquele dia , mas não acharão lugar para entrada - (Mateus 7.22-23.)
Miguel Trevanion fez um mal casamento. Dois filhos: rapaz e moça. Rapaz predileto, mas conheceu Susana Shipton de mau gênio, dançarina, banhista, etc. (Romanos 9.3). Foi mal compreendido. Miguel decidiu salvar o filho por uma mentira. Deixou um bilhete na escrivaninha do filho com o recorte mostrando a queda moral de uma jovem chamada Susana. O filho saiu como um louco. Miguel desesperado atirou-se no rio. Voltou a si com Susana a segurá-lo nos braços. Morreu ao confessar ao filho a mentira. Miguel não compreendeu bem o que Paulo quis dizer. Teve boa filiação. Era nobre e puritano, mas foi punido.
"Eu sou a verdade... "João 14.6. "Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz..." João 18.37. Já ouviste a voz de Jesus, meu amigo?
Comments