SMIRNA PREÇO E PRÊMIO DA FIDELIDADE (Apocalipse 2.8-11)

Diante de nós a segunda das sete cartas. a cidade que hoje se chama Ismir,Turquia, 60 quilômetros de Éfeso, Porto do Mar Egeu. Defendia Roma e seu paganismo. Templos famosos: Cibele (Diana), Apolo, Aesculápio, Afrodite e Zeus, cada qual mais suntuoso. Dionísio, padroeiro, deus do vinho e da fartura, despenseiro da alegria, fartura e fecundidade. Jesus chega até a cidade rica, para contemplar os crentes simples pobres.


I - O CRISTO QUE SE APRESENTA DIANTE DA IGREJA

Versículo 8: Primeiro e último - Deus eterno, morto e ressuscitado.

Corria a lenda que Dionísio tinha morrido e ressuscitado.

1. Para vocês que sofrem declaro que estou vivo.

2. Para vocês que sofrem pobreza e incompreensão declaro que conheço vocês e suas obras e os declaro ricos (Tiago 2.5).


II - O RETRATO DA IGREJA

Colocada no meio do deus Baco, com muito vinho e extraordinário comércio, Smirna sentia carência de respeito e agrado da parte do povo. Mas Deus vigiava sobre a igreja.

Jesus nada encontrou contra a igreja. Na pobreza e simplicidade ali estava um grupo fiel e alegre.

Há perseguição à vista. Vocês precisam CORAGEM, FIDELIDADE E EU GARANTO O GALARDÃO.

A tribulação aqui referida era opressão e aflição. A provação indica a ideia de tentação da parte de Satanás, semelhante a de Mateus 4.


III - LUGAR E RECOMPENSA DA FIDELIDADE

A tribulação seriíssima seria limitada no tempo. O pastor da igreja Policarpo teria seus 27 ou 28 anos de idade. Um jovem pastor num ambiente difícil, mas construindo uma igreja forte. Ao tempo da morte de Policarpo declarou: Tenho 86 anos de vida com Cristo e Ele nunca me falhou.


1. Fiel até a morte pelo martírio... fiel até a morte como ponto final da caminhada.

2. A Coroa da Vida - nas festas do patrono Dionísio coroas eram distribuídas... louros... Esféfanos era a coroa imperecível. A forma da frase indica que a A COROA SERIA A PRÓPRIA VIDA, coroa de rei, de conquistador. Não importa porque inclui todas: era a própria vida na coroa.

3. Não temas... os falsos irmãos... os perseguidores... a trama e a força de Satanás... a tribulação dolorosa e perigosa.

PROMESSA: Ao que vencer... não será vencido pela segunda morte.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: