SELADOS PELO ESPÍRITO SANTO PARA O DIA DA REDENÇÃO (2Coríntios 1.21; Efésios 1.13-14)

Pregado na Igreja Batista da Esperança em 16.03.1984


Convencionamos: Sermões para crentes pela manhã; para não crentes à noite. Na operação da salvação há várias partes importantes:

1. Arrependimento e fé parte do homem. Não se sabe qual das duas vem primeiro.

2. Regeneração: Homem é feito de novo, obra do Espírito Santo de Deus. O homem é convencido do pecado, da justiça e do juízo.

3. Selagem pelo Espírito Santo: Carimbo, estampa.


I - QUANDO O HOMEM ESTÁ MORTO EM PECADOS

1. Não se sabe as coisas de Deus, nem sente prazer nelas. Acha o cântico cansativo, os hinos sem graça, os sermões muito compridos e sem sentido. As orações cansativas, a música pesada. Insensibilidade é a caracterização desta fase da vida do homem, a vida de pecado.

2. Nessa fase pode haver o toque da salvação. O homem sente o seu pecado, o homem começa a desejar modificar, mas não sabe como se modificar. Faço o que não quero e não faço o que desejo", eis uma fase de agitação quando o homem nem compreende a si mesmo.

3. O homem reconhece que Deus salva, aceita, dispões a aceitar os termos de Deus. Aqui a primeira fase da operação que faz nascer um crente.


II - REGENERAÇÃO PELO ESPÍRITO SANTO

Jesus explica isso em João capítulo 3. O homem nasce de novo, é feito de novo, nasce de dentro para fora. Seus pecados são perdoados; ele sai do caminho do erro e entra em outro caminho. O homem experimenta o perdão dos seus pecados.


III - A SELAGEM DO ESPÍRITO SANTO

Selo: Peça de metal com as armas do Estado. Ele serve para imprimir a validade e autenticidade em um documento. É termo jurídico. O crente - declara Paulo -, foi firmado em Cristo, assinalado pelo Espírito Santo, ungido pelo Espírito Santo. O Espírito Santo faz-se penhor, garantia do crente.


IV - A REALIDADE DOS SELADOS PELO ESPÍRITO SANTO

1. Sabem que foram selados (1João capítulo 2).

2. Sabem que foram obedientes a Deus. "Advogado convertido nos Estados Unidos queria o batismo, esperava o batismo com ansiedade porque queria obedecer em tudo".

3. Quer produzir os frutos do Espírito Santo? Gálatas 5.22-23.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: