Durante o tempo da Segunda Guerra Mundial, uma cadeia de jornais pediu que se doasse metais e outros minérios para custear a guerra. Foi tocante sentir a receptividade do povo que se sacrificava, tentando custear a dívida de nosso compromisso. Houve certa decepção quando se sentiu que as muitas dádivas não eram apreciadas.
I - O MOÇO QUE NÃO APROVEITOU A ALEGRIA DO LAR
Dwight L.Moody – (1837-1899), declara em seu magnífico livro "Anotações da Bíblia" que a parábola de três partes do capítulo 15 nos mostra o perdido no meio de 100; outro perdido no meio de 10 e finalmente, um perdido entre dois. Na primeira, Cristo procura a ovelha; na segunda, o Espírito Santo procura o crente desviado, perdido dentro de casa, na terceira, Jesus busca na pessoa do Pai o filho perdido.
1. O moço cansado do lar - versos 12-13.
2. O moço saudoso do lar - versos 17-19.
3. O moço que volta ao lar - versos 20-24.
4. O moço reintegrado no lar - versos 25-32.
II - OS ACENOS DO MUNDO NESTE MOMENTO DE INCERTEZAS
No quadro da sementeira do mundo de hoje marcha um exército de jovens que, cegos, são prontos a atenderem ao chamado da sedução e do pecado. O pródigo tinha dinheiro em abundância; tinha alegria em abundância.
III - O DINHEIRO PODE FAZER MUITA COISA, MAS INCOMPLETAS
A cama, mas não compra o sono;
Llivros, mas não a inteligência;
Alimento, mas não o apetite;
Adornos, mas não beleza;
Casa, mas não compra um lar;
Remédio, não a saúde;
Beleza, mas não a cultura;
Diversão, não alegria;
Crucifixo, mas não um salvador;
Um banco de igreja, não a salvação.
IV - O PRAZER E O PECADO GERENCIAM A FOME E ALEGRIA
Os amigos fugiram, agora era desilusão.
Há anos um jovem saiu de casa para a grande cidade. A mãe piedosa colocou a mão na cabeça do filho e orou dizendo: "Lembra a este filho que cada noite às 12 horas estarei orando por ele".
O jovem com amigos rumo aos clubes. Certa noite bateu o relógio da igreja matriz. O jovem parou... os amigos vieram procurá-lo... vem conosco, há uma garota para cada um de nós... não posso ir...
V - MOÇO QUE MORREU EM NOVA IORQUE
Jovem, de família rica, arruinou-se no jogo e na imoralidade. Deixou ao do corpo: "Deixo maior tristeza para os pais... tristeza para sua velhice... lembrança a meus irmãos de como desperdicei a vida... deixo minha esposa arruinada e meus filhinhos vencidos... morro em rebeldia, perdido para sempre.
Comments