Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Centro do Rio de Janeiro em 02.07.1968
Temos nos versos do nosso texto uma série de contrastes. Uma causa gera sempre um efeito correspondente. Um princípio sábio gera um resultado também sábio. Ficaremos, entretanto, com o verso 26. Temos pensado e dito mesmo algo a respeito do futuro de nossos filhos à luz do que está acontecendo. Mas, temos no versículo 26 deste capítulo de Provérbios uma suave esperança: Vamos examiná-la.
I - CONTRASTES E CONFRONTOS
1. Pobreza como tristeza e prosperidade como fator de popularidade - verso 20. Sempre estamos prontos a reclamar dos que muito podem e dar aos que não precisam.
2. Desprezados e bem-aventurados - verso 21.
3. Os que praticam o bem e os que praticam o mal - verso 22.
4. Os que trabalham e os que fazem a respeito do trabalho - verso 25.
5. Os sábios e os estultos - verso 24.
6. A testemunha verdadeira e a testemunha falsa - verso 25.
II - O REFÚGIO VERDADEIRO
1. O temor do Senhor lança fora o medo. O verdadeiro crente pode dizer: "Não temerei o mal". Crente que ia ser operada... que deseja irmã? Apenas dizer o Salmo 23 e estarei preparada.
2. Aos olhos do mundo, diz São Gregório (540-604): "O temor produz fraqueza, mas diante de Deus o temor produz fortaleza". Em outras palavras, quem teme aos homens vacila, mas quem teme a Deus se fortalece.
3. Vale a pena lembrarmos-nos do Salmo 27.1, ou da declaração de Paulo: "Se Deus é por nós, quem será contra nós"? - Romanos 8.31.
III - REFÚGIO DE BÊNÇÃOS PARA OS FILHOS
1. Filhos de Deus ou nossos filhos?
2. Filhos de pessoas que temem a Deus parece ser a melhor explicação.
3. Nesse refúgio há confiança.
4. Nesse refúgio há garantia.
Komentar