RECOMPENSAS PARA MISSIONÁRIOS QUE FICAM (1Samuel 30.22-31)
- Pastor David Gomes
- 28 de abr.
- 2 min de leitura
Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Rio de Janeiro,em 28.09.1968.
Estamos ainda no mês quando nossa igreja comemora a Mensagem e Missão Mundial de evangelização. Esta igreja nasceu de Missões e há de continuar sua trajetória missionária por tantos anos quantos o Senhor nos permitir. Mas precisamos esclarecer o verdadeiro sentido de Missões, tendo em vista crescer na fé e no verdadeiro amor a Cristo.
I - DAVI DIANTEDE TREVAS E PROVAÇÕES
1. O capítulo 30 lembra-nos o que pode realizar o pecado de quem não foi disciplinado. Saul recebeu ordens expressas de Deus de exterminar os amalequitas, mas não o fez. Aqui estão alguns dos resultados com o recrudescimento da perseguição dos israelitas.
2. Davi, depois de ter perdido duas esposas, de ter sentido a perseguição no meio do seu povo e até ameaça de morte, resolve seu problema pela volta a Deus.
3. Alegrou-se em Deus.
1) Lembrou-se das misericórdias de Deus no passado.
2) Lembrou-se do amor de Deus para com seus filhos, ainda que permitindo sua dor e provação.
3) Lembrou-se da compaixão de Deus.
4) Lembrou-se do poder de Deus.
5) Lembrou-se da Onisciência de Deus.
6) Consultou a Deus e seguiu a orientação recebida de Deus.
II - OS QUE FORAM E OS QUE FICARAM
1. Há uma divisão bem clara nos exército de Davi. O total era de 600 homens. Desses, 400 conseguiram chegar até à frente de batalha. Os outros 200 sentiram-se forçados a voltar.
2. Notemos que dois terços conseguiram chegar e um terço voltou.
3. Lembremos que todos se esforçaram ao máximo, tanto os que ficaram quanto os que voltaram.
4. Ambos os grupos realizaram uma grande obra. Os primeiros porque foram e venceram os inimigos. Os segundos porque guardaram a bagagem.
III - RECOMPENSA DE TODOS
1. Houve discriminação, mas o escritor sagrado chama de "filhos de Belial", aqueles que assim traíram a Deus e aos fiéis.
2. Davi lembrou que todo o milagre não foi realizado nem pelos que foram nem pelos que ficaram, mas por Deus mesmo.
3. Os que puderam ir, por razões superiores, realizaram a grande obra, guardando as bagagens.
IV - DESAFIO AOS QUE GUARDAM BAGAGENS ENTRE NÓS
Hoje a igreja sairá a campo para visitar os apartamentos e casas ao redor no nosso templo. Vamos sair com uma mensagem de esperança e fé. Vamos sair para despertar o coração de muitos à obra da salvação que está sendo realizada aqui.
Comments