top of page

RAQUEL E LÉIA DE JACÓ (Gênesis 29.9-20)

Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí, Rio de Janeiro, em 10.06.1953


Raquel e Léia filhas do mesmo pai e da mesma mãe eram, contudo, diametralmente opostas. Vamos atentar para o perfil rápido que a Bíblia nos fornece de ambas.


I - PERFIL DE LIA E RAQUEL

1. Lia foi o fruto da sementeira de Jacó. Assim como ele comprara a primogenitura por um estratagema, assim Labão por estratagema lhe deu Léia em lugar de Raquel.

2. Diz o texto que Léia tinha olhos enfermos; mas quanta coisa .poderá ser dita a respeito dos olhos de Léia: fracos, embaçados, doentes, lustrosos...

3. O mesmo em relação ao seu nome: vaca selvagem, desgostosa, estúpida, ansiosa, lânguida.

4. Raquel; ovelha, é o significado do seu nome.

5 Era linda no corpo e na alegria do espírito é o que o texto sugere.

6. Aparentemente tinha parte nas trapaças de seu pai. Era idólatra e mentirosa - 31.34-35. Era invejosa - 30.1.

7. Mas Raquel era amada. Léia morreu e foi sepultada na cova Macpela sem nenhum alarde da parte de Jacó. Raquel foi sepultada onde grandes homenagens lhes são prestadas - Gênesis 35.19. Mais tarde se refere a ela com saudades.

8. Raquel era estéril e Léia normal.


II - CONTRIBUIÇÃO DE LÉIA E RAQUEL AO MUNDO

1. Anotemos os nomes dos filhos de Léia: Rubem, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom. A serva de Léia, Zilpa deu a Jacó os seguintes filhos: Gade e Asher.

2. Raquel deu-lhe somente Benjamim e José. A serva de Raquel, Bila, deu-lhe dois filhos: Dan e Naftali.

3. Quais são os 12 patriarcas? Quais os herdeiros da terra? Josué, capítulo 13 em diante nos mostra essa divisão. As tribos contempladas foram: Simeão, Judá, Rubem, Dan, Benjamim, Efraim, Manasses, Gad, Issacar, Zebulon, Naftali, Asher.

4. Notamos que Levi de Léia, veio a se tornar a tribo sacerdotal, a tribo amada, a tribo do culto. José cedeu seu lugar aos seus dois filhos. Destarte, dos patriarcas, sete dos mais eminentes vieram por meio de Lea e os cinco restantes por intermédio de Raquel. " Respondeu-lhe o Senhor: duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá aos mais moço.”- Gênesis 25.23. É a lei das compensações.


III - ALGUMAS LIÇÕES PRÁTICAS

1. Uma aparência prejudicada pode de alguma forma prejudicar, mas não impede que essa pessoa se torne uma bênção.

2. Raquel foi amada, mas Léia fez a maior contribuição a Jacó e ao Reino de Deus. Judá veio de Léia e de Judá veio Jesus.

3. Apesar de amada, houve tempo em que Jacó se irou contra a sua amada - Gênesis 30.2. Muita gente pensa que marido e mulher têm de concordar sempre. Mas não é assim. Este fato não foi a razão para se pensar que o amor houvesse terminado.

4. Raquel resolveu seu problema pela oração. Apesar de não ser muito firme na fé, ela orava e Deus ouviu sua oração - Gênesis 30.22-24.

Talvez aquele problema de Raquel fosse uma das razões para o crescimento de sua fé.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page