Pregado na Igreja Batista da Esperança (RJ) em 30.10.1972
Lamentações .é a história de duas vidas. Zedequias , filho do rei Josias, um dos mais santos reis da história. O ultimo dos reis de Judá e Jeremias, profeta de Deus. Zedequias não aceitou a sugestão de Jeremias a que o povo se submetesse a Nabucodonosor como castigo pela sua rebeldia. Preferiu resistir. Os falsos profetas o tranquilizaram, mas não puderam livrá-lo de olhos vazados e filhos mortos aos seus olhos (Jeremias 39). Lamentações exalta a misericórdia; exalta a misericórdia, mas tem a conclusão de toda a história: "Ai de nós porque pecamos".
I - O HOMEM FOI CRIADO REI
A narrativa de Gênesis nos apresenta um personagem feliz. Adão e Eva eram felizes. Eva a alegria de Adão. Ele o rei da criação, dando nome das bestas e animais até o dia da conversa proibida. Diálogo com a mais astuta de todas as criaturas. Mentira, traição, vergonha.
O Salmo 8 retrata o homem: "Pouco menor que os anjos"... Agora o rei é destronado. O homem dominado pelos instintos, pelos sentimentos menos dignos, o homem que se degrada.
Hoje, tratados de paz com tanques armados. Fala-se de paz, mas planeja-se a guerra.
II - DEZ QUEDAS EM LAMENTAÇÕES
1. Nossa herdade passou a estranhos.
2. Somos órfãos de pai e órfão de mãe.
3. Até das águas fomos destituídos.
4. Escravizados e perseguidos.
5. Os pais pecaram, mas o castigo veio aos filhos.
6. Dominados pelos servos.
7. Fome e pelagra; pele escurecida.
8. Convulsão social entre jovens e adultos.
9. Cessou a alegria.
10. Caiu a coroa.
III - QUANDO A COROA CAI DA CABEÇA DO REI
1. Ela caiu da cabeça de Adão e Eva.
2. Caiu da cabeça de Caim, dominado pela inveja e marcado pela incredulidade.
3. Ela caiu da cabeça de Saul, quando de desobediência no sacrifício.
4. A coroa cai da cabeça do impenitente, mas é restaurada por Jesus Cristo, mediante arrependimento e fé: Foi restituída ao rei Davi; foi restituída a Simão Pedro, depois da perseguiçãoe negação; foi restituída a Saulo de Tarso ainda que perseguidor, mas pela atitude de se render a Deus.
Comments