O cenário era belo demais. Um descampado coberto de relva verde. Ali havia congregado multidões para ouvirem a palavra de Jesus. Foi essa uma das experiências frustradas de Jesus. Ele havia saído para descansar, mas não lhe foi possível o repouso. O acontecimento foi tão lindo que todos quiseram retratá-lo nos Evangelhos.
I - CENÁRIO DAS MULTIDÕES SEM A GRAÇA DE DEUS
1. Grandes multidões que sofriam (Marcos 1.32-34). Hoje a ciência deus pulos. Há progresso em todas as esferas. Um cientista declarou há dias que pode-se assegurar a cura do câncer um em cada três casos. Não obstante, o desafio prossegue. Num filme mostrado sobre o Raio X, os autores do documentário procuraram declarar que pelo Raio X se cria câncer e se cura o câncer.
2. Não obstante as vitórias da ciência e da medicina, as doenças se multiplicam. Num grande hospital desta cidade, contemplei filas intermináveis. As placas indicavam os tipos de enfermidades: Reumatologia, Cardiologia, Pediatria, Dermatologia, Alergia, Odontologia, Urologia, Ambulatório. Uma jovem dos seus 18 anos descia pela ala, quando sentiu que ia cair e pediu que a amparasse. Do outro lado da ala caminhava uma jovem sem braços. Este é o mundo aflito. Nos tempos de Jesus a aflição já era grande demais (Marcos 1.32-34).
II - CENÁRIO PARA A IMENSA COMPAIXÃO DE JESUS
1. Notem pelo texto que logo que Jesus desceu, viu a multidão e sentiu compaixão daquela gente por duas razões: Eram ovelhas, não tinham pastor.
2. Observemos que os discípulos também tiveram compaixão , mas de forma diferente. Sentiram compaixão, mas desejavam que as próprias e desesperadas pessoas saíssem para comprar comida e resolvesse seus problemas.
Jesus tinha interesse em solucionar os problemas da multidão.
Não se compadecia apenas, ele queria solucioná-los.
A base dos problemas do homem é espiritual.
Nicholas Paulini, um rapaz de 21 anos e futuro assegurado: boa aparência, inteligente, músico dotado de sensibilidade, capitão do quadro de esportes da Universidade e um dos mais destacados alunos. Mas Nicolas começou a provar drogas e numa quarta-feira pela manhã resolveu pular do décimo quinto andar do edifício onde morava em São Francisco, Estados Unidos. A verdade é que a base dos problemas do homem é espiritual e não material.
III - NOTEMOS O QUE JESUS FAZ QUANDO
1. Colocou o povo em ordem.
2. Tomou o que era disponível oriundo do próprio povo.
3. Convidou pessoas que desejassem ajudá-lo.
4. Ergueu os olhos ao céu e abençoou aqui que estava à sua frente.
5. Trouxe satisfação a todos.
IV - VAMOS APROVEITAR A BOA VONTADE DE JESUS
1. Que pode Ele fazer com dois pés consagrados a Ele para andar nos caminhos da sua vontade?
2. Que podemos fazer com nosso coração à sua frente para que Ele o encha de pensamentos nobres e santos?
3. Nosso cérebro nas Suas mãos.
Comments