QUANDO A GRAÇA SE MANIFESTOU (Tito 3)

Sermão proferido em 14.01.1973

Graça é palavra tipicamente cristã. Ela marca o caminho da fé e da revelação do amor. Somente na doutrina cristã bíblica a salvação é pela graça mediante a fé, sem vir de obras.

I - OS HOMENS ANTES DA CHEGADA DA GRAÇA

1. Marcados por atos loucos.

2. Desobedientes

3. Desencaminhados para o mal

4. Escravos de desejos maus e prazeres maléficos , odiando e sendo odiados

II - QUANDO A GRAÇA SE MANIFESTOU

Paulo sintetiza a obra da graça nas palavras: "Mas a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2.11).


1. A graça é expressão do amor que conhece os pecados, mas se dispõe a perdoá-los. Pela graça Deus se torna real ao coração do homem. O homem volta ao seu estado original e natural. Perdoem-me uma ilustração muito pessoal, mas que não é exclusiva:


Um paciente de catarata começa a sentir os olhos embaçados. Essa sensação vai crescendo e escurecendo os objetos. Se não estiver orientado pelo médico, ele começa a pensar que o mundo está virando a cabeça. A poluição tomou conta de tudo e o ar está marcado por muita fumaça. Os jornais começaram a perder o preto das suas reportagens. Dai a pouco não verá mais, tem dificuldade de notar detalhes. Passa vexames. Não sabe a cor das peças do vestuário e tem dificuldade em compor-se sozinho.

2. A Palavra de Deus nos fala que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas o pecado trouxe catarata a todas as almas dos homens. A visão se confundiu. O homem tornou-se embrutecido dentro do quadro acima descrito. O homem de catarata toma medicamentos, troca de óculos, mas vai marchando até o tempo da operação.


3. A graça se manifestou em gentileza e amor. A graça vem de Deus. Gênesis 6.8 registra o primeiro uso da palavra graça, "favor imerecido". Podemos ver no mundo vazio e louco a mão de Deus que se estende na direção do homem Noé. Notemos que a efetivação da graça vem pela aceitação de Noé ao convite de Deus e sua inteira graça no plano de obediência a Deus.


Diz-nos Paulo: "Deus estende a sua caridade a todos os homens"... Paulo Andou pelo caminho do crime que ele descreve em Atos capítulo 22; mas a graça o encontrou e ele conseguiu levantar-se para andar de fé em fé.

"Pela graça sois salvos mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus... (Efésios 2.8-13).

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: