top of page

PROVAÇÃO E DOR NA PIMAVERA (Gênesis 35.16)

Escreve Padre Antonio P. de Figueiredo - 1725-1797: "Tendo porém saído dali veio na Primavera até o caminho que guia para Efrata, onde Raquel, dando-lhe as dores e experimentando grande dificuldade em parir se achou em perigo".


I - TRISTEZA E DOR DENTRO DA PRIMAVERA

A vulgata consagra primavera no relato . Jacó acabara de cumprir seu grande voto, tendo ido a Betel para construir a casa de Deus. A bênção tinha enchido seu caminho. Os votos que fizera a Deus estavam cumpridos. Agora o patriarca regressava na direção de Belém. À pequena distância um incidente perturbou-lhe a paz: Raquel, a mulher amada, começou a padecer dores de parto. Era seu segundo filho e sua derradeira alegria quando a parteira sentenciou: O filho vai nascer, não tenha medo.

A vida se esvaiu. mas ouviu-se o choro do varão que chegava. Raquel quis dar o nome ao garoto e chamou-o Benoni, mas o pai preferiu chamá-lo Benjamim. Benoni: filho da minha dor (tristeza). Benjamim: filho da minha destra, mão direita, honra. Os nomes trazem lembranças de contrastes na Primavera.


II - MENSAGENS DA PRIMAVERA

1. O verde alegre da esperança.

2. O despertar de planos e sonhos.

3. Na Primavera dolorosa de Jacó que enterra a mulher amada, encontramos a alegre bênção de mensagem universal e eterna. As portas do lugar do túmulo a alegre mensagem Casa de Pão - Belém.

4. Benoni é dor que se transforma em vitória, alegre conquista do coração que sofre.


III - OTIMISMO DE DEUS NAS TREVAS DO PRESENTE

Existe um pessimismo imenso na caminhada do povo deste país. Falta credibilidade e o desespero marca certas passadas do caminho. Em meio ao pessimismo a notícia de que dois milhões de Bíblias circularão no país em 1988. Em meio ao pessimismo, uma classe do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil recebe seu professor com jovens que, ajoelhados, clamam pela presença e poder de Deus.

Dentre as sombras abundantes, o missionário que adentra o sertão seco, Paraíba, para falar da água da vida no projeto, "águas vivas".

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page