Pregado na Igreja Batista Vila da Penha, em 30.03.1981
Quando um professor, advogado, juiz, recebe o toque e se sujeita ao pastorado, "excelente obra deseja". O autor de Hebreus declara no capítulo 5: 4 "Ninguém pois toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus". Em Romanos 1.1, Paulo declara: "Chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus".
I - PREGA A PALAVRA
1. Boas novas - 4.2-4 - Basar no hebraico; Euangellion no grego.
2. Prega completamente, inteiro - Diágellow - Lucas 9.60: "Deixa os mortos enterrarem seus mortos", mas vai e prega por inteiro o reino de Deus.
3. Prega exortando e de modo completo ainda que longo. Atos 20.7-9.
4. Prega como um arauto , como um sentinela. Os evangelhos dizem que João pregou como arauto, Jesus; os discípulos; Filipe o diácono evangelista; Paulo.
5. Prega como um palestre; fala santa; fala oportuna; fala descontraída.
II - PREGA A PALAVRA COM CONHECIMENTO BÍBLICO
O pastor não tem o dever de ter a Bíblia na cabeça, mas é obrigado a ter a cabeça na Bíblia.
Quando Deus precisou de um profeta para atravessar os tempos, chamou um moço de 30 anos, deu-lhe uma visão de 4 ângulos:
Leão - boi - águia e homem.
Depois deu-lhe a mais terrível de todas as missões;
Depois ordenou que comesse a Bíblia;
Depois mandou que se identificasse com o seu povo;
Depois o declarou atalaia - Ezequiel 1.1 a 14; 3.2.
Ezequiel se transformou no profeta maravilhoso, chave no entendimento das profecias, hoje.
III - PREGA A PALAVRA COM UNÇÃO
Jesus foi ungido - Atos 10.38. Unção não se compra em mercado nem em supermercado nem em hipermercado. Unção é presente de Deus pela plenitude do Espírito Santo.
André Alexandre Bonar – (1810-1892), dizia: "Não falarei a ninguém sem que tenha antes falado com Deus . Nada falarei sem que tenha orado na alma, na fala e nos joelhos".
Unção é mais que pregação. E a unção nos vem pela disciplina da oração. A pregação afeta os homens; a oração afeta a Deus. A pregação afeta o tempo; a oração a eternidade. Não, unção não é estudo, é conquista. A vitória não nos vem pelas palavras que espalhamos, mas pela experiência do quarto fechado. O segredo da oração é a oração em segredo. A oração é para o pastor o que o capital é para o homem de negócio.
IV - PREGA A PALAVRA ANTES QUE SEJA TARDE
1. A medida dos nossos privilégios está na razão direta do perigo de perdê-los. Alberto Blanco de Oliveira: "Pastores que não pregam" - artigo terrível.
2. Familiaridade com o sagrado.
3. Insensibilidade às tragédias da vida.
4. Perversão das orações.
5. Perigo de compromisso com o mundo.
Prega com conhecimento que é a Bíblia . Tome Gênesis... Êxodo... Levitico...1Coríntios...2Coríntios.. Naum... descubra em cada qual a sua beleza e a mensagem para o dia a dia.
Comments