POR QUE MUITOS DE NÓS NÃO ESTAMOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO? (Efésios 5.18-21)

Talvez haja em cada membro da Igreja Batista da Esperança um desejo real de ser cheio do Espírito Santo. Espero que assim seja.

O pastor Escocês E.C.Moore diz que a ação de Satanás em relação ao crente é a atitude de quem não crê que o crente está salvo para sempre. Ele vem, volta, tenta, retorna. Ele leva uma chave, sabe as avenidas de entrada e luta para entrar nela. Ele se transfigura em anjo de luz, prossegue o pregador. Só existe uma forma de afugentar Satanás: A bandeira da cruz e a luz de Jesus. Sá há uma forma de expulsar as trevas: A presença da luz.


I - A HISTÓRIA DE SANSÃO

Gerado pelo poder do Espírito Santo e para ter os votos do Espírito Santo. Mas Sansão começou a brincar com os sentimentos. Resolveu casar com uma moça porque era atraente... Mudou para a prostituta (Juízes 16.7-11). Sansão chegou um dia quando não sabia que o poder de Deus tinha se afastado dele. Foi a sua tragédia.

Uma das tarefas dos grandes cientistas é a preocupação com vazamentos...


II - VAZAMENTOS EM NOSSA VIDA ESPIRITUAL - 2Samuel 3.38-39

Em primeiro lugar devemos reconhecer que somos e seremos provados por Satanás. Haverá sempre uma tentativa de nos derrubar - 1Coríntios 10 deve ser sempre lida por todos. Mas existem fatores que dependem de nós mesmos.

1. Espírito crítico - necessário - pode ajudar - apelidos - risos.

2. Língua solta: O salmista escreveu - Salmo 141.3. Tiago 3.2 dizia: "Se alguém não tropeça em palavra"... Paulo exorta: "Palavras temperadas com sal" - Colossenses 4.6. O maior perigo dentro das reuniões de oração, declara um autor experimentado.

3. Espírito de ódio ou reserva ou inveja. Uma pessoa que tenha um espírito que não possa perdoar está marcada para sempre no caminho da derrota (Mateus 18). Hudson Taylor (1832-1905) disse que nem Satanás teve coragem de tocar em Jó. Ele pediu que Deus o fizesse (Jó 1.11)). Em Efésios 4.32 a linda exortação de Paulo.

4. Piadas sem respeito. O humor é dom de Deus; mas quantas vezes o respeito morre para que a piada fique engraçada.

5. Nervosismo nas discussões. Lembremos Isaias 42.3.

6. Euforia por vitórias conseguidas. Winston Churchill (1874-1965) declarou: "Na ansiedade dos meus soldados pela vitória do Império, sinto receio de perdermos a guerra pelo exagero das verdades que dizem. Dependo de palavras pesadas, medidas bem certas para que possamos ter o plano certo de nossa defesa".

7. Excesso de confiança - Pedro e Sansão.

8. Hábito de reclamar continuamente. Falta de espírito de louvor. O negativo sempre presente.

9. Carnalidade. Quatro pecados mencionados na Bíblia: Glutonaria, Bebedice, assassino, imoralidade (Ver Romanos 12.1). Missionário ofereceu um Novo Testamento a um chinês da alta sociedade, mas não crente que prometeu ler o livro. Mais tarde disse: O que mais impressionou no livro é o fato que Deus pode morar no homem.

10. Tratar como natural o que é espiritual. Familiaridade com o que é sagrado (Filipenses 3.14). Sansão se esqueceu disto.

11. Rejeitar as luzes do Espírito Santo, desprezando a sua correção.

12. Tolerar diversões duvidosas, televisão principalmente.

13. Descuidar de uma vida devocional e da leitura bíblica constante.

14. Desprezar as reuniões na casa de Deus.

15. Desobedecer à luz revelada na palavra de Deus.

16. Falhar no cultivo dos enchimentos do Espírito.

17. Ceder à tentação.

18. Praticar leituras perigosas e conversas íntimas perigosas.

19. Falhar no testemunho, por julgarmos importantes as pessoas ou as situações.

20. Negligenciar na cooperação com Deus - Jonas que foge de Deus.

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: