POR CAUSA DO NOME (3 João versículo 7)

Nada mais importante que o capítulo de nomes nas páginas da Bíblia. O nome é o caráter, é a pessoa. Quando Jacó lutou com Deus passou a chamar-se Israel, ou seja, príncipe que luta com Deus (Gênesis 32.28). Em Êxodo 3.14 lemos o nome de Deus: "Eu sou me enviou a vós".

Nos Salmos temos ordens expressas para exaltar o nome do Senhor (34.3). Para amá-lo (69.36). Para reverenciá-lo (119.111) e muitas outras recomendações.

O Novo Testamento enfatiza o significado do nome Jesus, o Salvador (Mateus 1.25). Em Atos 3.16 aprendemos que é pela fé no seu nome que milagres são feitos. Não há outro nome para a salvação de alguém (Atos 4.12). Efésios 1.21 lembra-nos o nome de Jesus acima de todos, o que é repetido em Filipenses 2.9. O livro de Hebreus lembra-nos o nome excelente de Jesus (1.4).

O apóstolo João lembra-nos algo sobre o nome de Jesus. As orações devem ser feitas em nome de Jesus. Pelo seu nome somos perdoados (1João 2.12). Por causa do nome somos exortados a nos amar (1João 3.23). Mas é a declaração de 3João versículo 7 que nos deve estimular . "Por causa do nome é que saíram a pregar" (Atos 5.42). A igreja está interessada em Missões Estaduais. Mas sempre foi interessada em Missões Nacionais e Missões Urbanas. Aqui estamos em planos para comandos de evangelização. Quais os motivos para tais iniciativas? Qual o grande sonho? O NOME, apenas o NOME.

Destaquemos três coisas em relação ao Nome:


I - POR CAUSA DO NOME EU CREIO

1. Temos uma obra de fé. Vivemos pela fé e não pelos bens materiais. Tomemos o capítulo onze de Hebreus e perguntemos a razão porque homens fizeram tanto, e a resposta, será uma: "Porque oramos, aceitamos a promessa". Manuseamos as páginas do Novo Testamento procurando a razão para os atos heróicos daqueles que não contaram a vida por preciosa e encontramos como causa o NOME.

2. Lembremos que Tomé estava pronto a morrer por Jesus, mas não estava pronto para crer nele. Nos dias que correm a fé está ameaçada. Li há dias preciosa declaração: "Cristo não está procurando os que desejam por morrer por ele, mas os que possam crer nele". Quando o Filho do Homem vier achará fé na terra"? (Lucas 18.8). Paulo: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2Timóteo 4.7). Nada mais, a fé bastou.


II - ALÉM DE NOS INSPIRAR A CRER O NOME NOS INSPIRA A DAR


1. Filhos, pensamentos, lazer! Talvez todos tenham pensado já em bens materiais, mas há algo mais. Jovem missionária, filha única. Pais de menos de 50 anos, mas me estimularam a vir, disse ela. Disse-lhe então: "Se eu for um dia aos Estados Unidos desejo conhecer seus pais".

2. Por causa do Nome seus filhos estarão dispostos a ir, se encontrarem apoio e estímulo? Senhora que veio à frente oferecendo seus filhos ao Senhor e que teve alegria de ver a filha se entregar para a obra missionária. Em Salvador, mãe que veio em lágrimas pedindo a conversão do filho.


III - POR CAUSA DO NOME EU VOU


Alegra-nos saber daqueles que estão em marcha para os campos. Vibramos com as notícias de obreiros que foram para a Bolívia. Por que foram? Por causa do Nome. Eu vou em obediência, prova de fé. Eu vou porque amo. Se Deus me chamar e eu não atender, ele chamará outro.

Alguns teólogos modernos ou escritores cristãos parecem desejar dificultar a fé. Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), vítima do nazismo, morto por ordem de Hitler é um deles. Mas depois de ter despertado o carinho dos cristãos, escreveu que Deus é franco e indiferente. Sua morte não matou sua fé.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: