top of page

PEDRO VOLTA À EVIDÊNCIA (Atos 9.31-43)

Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Rio de Janeiro, em 21.12.1971


O verso 31 apresenta-nos um período de calma no ambiente dos crentes. O historiador Josefo declara que por esse tempo o Imperador Calígula desejava entronizar sua imagem no Templo de Jerusalém, tentando agradar aos judeus que o combatiam. Mas a força da igreja não era política, mas religiosa. Notemos o esboço do progresso da igreja:

1. Judéia, Galiléia e Samaria.

2. Multiplicadas por serem:

a) temente ao Senhor;

b) consoladas pelo Espírito Santo. Tinham preocupação com as coisas de Deus.


I - PEDRO EM EVIDÊNCIA

"Ia por toda a parte" - atividades inúmeras do apóstolo. Trabalhos não registrados nos Atos.

1. Lida na estrada para Jope. Pedro viu Enéias e lhe oferece uma esperança, Jesus Cristo que dá saúde. Pedro cura em nome de Jesus. Versos 32 e 41, Santos. Comparar com verso 13. A palavra tem um sentido básico de "diferente. Santo era diferente e o membro da igreja era chamado santo ou diferente. O povo crente era diferente. Resultado no verso 33. Converteram.

2. Tabita, Dorcas, Gazela. Significado carinhoso dado o nome a pessoa que pudesse manter sua doçura. Tabita cumpriu essa expectativa. Bom quando não precisamos, a exemplo do homônimo de Alexandre mudar o nome ou o procedimento.

3. Pedro seguiu mais ou menos o modelo do seu Mestre na ressurreição de Tabita.

4. Tabita deixou lágrimas de gratidão ao ensejo de sua morte. Podemos dizer que ela não morreu no dia do seu funeral. Ver em Lucas 8.51 o exemplo de Cristo seguido por Pedro. Verso 42. Resultado da obra realizada: a conversão de muitos ao Senhor. Verso 43 ilustra a humildade de Pedro.

Alguém comentou sobre os hotéis que determinados obreiros escolhem. Um deles justifica sua preferência por coisas muito dispendiosas com as palavras: "Preciso cuidar não de mim, mas do servo do Senhor".

O servo do Senhor, Pedro, ficava em companhia de um humilde servo onde teria uma das maiores visões de sua vida.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page