top of page

PAIS E FILHOS NA FAMÍLIA FELIZ (Efésios 6.1-3)

Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Rio de Janeiro (RJ) em 29.07.1979

 

Vocês que são filhos de pais crentes são privilegiados. Vocês que devem tomar hoje a decisão de convidar seu pai para assistir ao culto.

 

I - OS FILHOS DA FAMÍLIA FELIZ RECEBEM ORDENS DE DEUS

1. Obediência em todas as horas e idades.

2. Obediência que se mostrasse eficaz nos momentos de necessidade. O filho entre os judeus recebia com alegria a incumbência de sustentar os pais – (Mateus 15.4-5) - a desobediência era punida com a morte – (Deuteronômio 21.1). Em Provérbios 30.17 - arrancar os olhos.

3. Mais que obediência, os filhos devem honrar - obedecer é cumprir um dever; honrar é o fruto da disposição daquele que obedece. James Barrett – (1710-1779) foi grande escritor escocês que sempre falava da sua mãe nos livros. Alguém lhe perguntou pela razão daquilo e ele respondeu: "Porque minha mãe tem o rosto mais lindo do mundo; as rugas mais delicadas que conheço". Barrett sustentou sua mãe velha mãe e viúva até a morte.


II - OS PAIS DA FAMÍLIA FELIZ

1. Não provocam os filhos, mas amam. Dra. Fernanda Santos: Zezinho quis trazer o boneco para comer à mesa e a mãe fustigou-o com tapas. Zezinho não comeu . A doutora comenta: A mãe errou duas vezes; esqueceu que para a criança os bonecos comem e perdeu a oportunidade de ensinar o pequeno; e impediu que a criança comesse.

2. Certa mãe despediu o filho jovem que saia para trabalhar fora da cidade com a seguinte recomendação:

-- Filho, você está com 21 anos, mas sempre sentiu o ambiente cristão do nosso lar e o amor do seu pai. Nunca faça fora daqui algo que não os viu fazer.

Logo ao início do trabalho saiu com os companheiros. O garçom serviu três uísques

-- para mim, não, disse o moço. Então três cervejas... para mim, não. Se você é tão criançola que não pode beber uma cerveja, não quero seus serviços. Rasgou a nota do pedido que fizera ao garçom.

O moço tentou por algum tempo, mas vencido, voltou ao lar, abriu o coração para os pais extasiados. Dois dias depois duas cartas. Era chamada de volta por parte da direção geral da companhia: Você é do tipo de jovem que nossa companhia precisa.

3. Benjamim West – (1738-1820), tornou-se grande pintor e fundador da Academia Real de Londres. Quando menino, a mãe saiu e deixou sua paleta à vista. O menino resolveu pintar o retrato da irmã menor. Caiu tinta pelo assoalho e o desastre foi grande. Ao voltar, a mãe deu de olhos no chão sujo... e viu o retrato belo... beijou o filho. Anos mais tarde Benjamim West dizia: O beijo de minha mãe me fez pintor.

4. Um homem feito adoeceu gravemente. Estava em cidade desconhecida, longe do lar. Perceberam que a operação era de emergência. Tudo pronto para a operação, quando o médico ouviu: Doutor; quero um minuto para orar a Deus... quero fazer como minha mãe sempre fez. Houve silêncio absoluto. Em seguida calmamente o homem declarou... estou pronto, pode operar.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page