Sermão pregado em 1992
A obra de Deus requer esforço conjunto. Abraão menciona Eliezer de Damasco como seu mordomo fiel; Daniel teve seus valentes, como Moisés de muito dependeu. O próprio Senhor da vida e autor da salvação chamou homens que o acompanharam e senhoras crentes que lhes ministraram.
Vamos destacar hoje, tendo em vista o imite de tempo, dois colegiados maravilhosos, destacando em terceiro lugar um desafio à própria família de nossa igreja.
I - OS VALENTES DO REI DAVI
Aparecem duas listas com seus nomes. A primeira delas se encontra em 1Crônicas 11.10-47. Esta lista parece aparecer no tempo de seu próprio surgimento. Logo depois da confirmação de Davi como rei de Israel! Aqueles mais de trinta homens apareceram para garantir o reinado maravilhoso do escolhido Davi. A segunda lista aparece no final do livro de 2Samuel como um apêndice importante na explicação de muitas das vitórias do rei Davi.
1. Destaques da lista: O autor agrupa muitos nomes, mas lembra e repete três daqueles que realmente se destacaram. O autor fala de uma e outra grande vitória mas repete que ainda assim este ou aquele não conseguiu chegar a ser um dos três.
2. Um dos três principais era do rei Davi.
3. Conquistas da valentia.
3.1 - Um deles matou oitocentos de uma só vez.
3.2 - Outro deles garantiu um campo de lentilhas, quando o próprio povo havia fugido.
3.3 - Três dos valentes souberam que o rei estava sedento e foram ariscando a vida para trazerem água de poço de Belém, água que o rei derramou para não beber a vida deles. Um dos valentes matou um leão que estava na caverna no tempo de neve. No momento de maior fome, venceu a maior coragem e determinação.
4. Lugar dos quase lugar comum no quadro dos heróis. Num combate entre forças da Inglaterra e da França capturaram um soldado de apenas 15 anos. O semblante do jovem impressionou os franceses. Perguntaram qual a função dele no corpo da tropa... Toco tambor... puseram à prova e foi aprovado... toca a marcha? Sim, posso fazê-lo... testaram e o aprovaram. Veio outra ordem: Pode tocar retirada? Agora respondo não, porque não acredito nisto. O jovem foi libertado.
II - OS VALENTES DE JESUS
Lucas nos informa que o Senhor passou a noite em oração, convocando os discípulos no dia seguinte. Um grupo de 12 com temperamentos os mais diferentes: Pedro inconstante e difícil por vezes. João chegou a ser chamado "filho do trovão". Tomé marcado por pessimismo contínuo. Os resultados da história do mundo conta: Todos, menos João foram martirizados. Um negou o Senhor, e suicidou-se.
III - VALENTIA PARA NOSSOS DIAS
Os maometanos se dispõem a entregarem a vida. Alguns dos chamados fanáticos foram aqueles que construíram. Em lendo a biografia de Carlos F. W. de Lacerda, jornalista - 1914-1977, encontra-se algo impressionante: Sua paixão pelo jornal era tão grande que não negava passar a noite reescrevendo artigos de auxiliares, para que tudo saísse em ordem.
1. A igreja precisa valentes na oração. São Mateus-SP., as reuniões de oração vem crescendo e dois cultos aos domingos.
2. A igreja precisa valentes no estudo da Bíblia.
3. Cada "valente de Deus" deve usar o todo de sua capacidade pessoal. O mundo do pecado tem amplos canais nos dias que correm, mas também as forças do bem possuem maravilhosos canais para a comunicação da mensagem.
Na primeira semana, deste ano de 1993, chegaram notícias animadoras. A igreja Batista de São Mateus-SP, já iniciou dois cultos cada domingo à noite, pois o espaço se tornou pequeno.
No Rio Grande do Sul ânimo cresce e são grandes as esperanças da Cruzada de Março próximo.
Comments