ORAÇÃO DE MOISÉS PARA O ANO NOVO (Salmo 90)

Pregado na Igreja Batista da Esperança em 7.1.1974

Estamos diante de um salmo memorável, possivelmente escrito por Moisés, servo de Jeová. Três são os ensinamentos principais dos primeiros seis versículos. Moisés discute a transitoriedade do homem em contraste com a eternidade de Deus.

Os seis versos seguintes falam da causa das dores e das contrariedades humanas, ou seja, o pecado na existência humana. A terceira divisão apresenta a oração do servo de Deus para que Deus o viesse ajudar para construir a sua vida sobre a gloriosa eternidade de Deus.

Tomemos como texto nesta hora as sublimes contidas no v. 12: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.”


I – TEMOS AQUI UM APELO AO MESTRE DOS MESTRES

“Senhor, ensina-nos...”

1. Neste apelo está manifesta a humildade do discípulo. Eu não sei, ensina- me...No capítulo 1 de 1 Coríntios São Paulo nos ministra algo importante a respeito da verdadeira sabedoria. Lei 1 Coríntios 1. Esta divina sabedoria é contrastada com a outra sabedoria que existia na Igreja de Laodicéia conforme se lê em Apocalipse 3: ...”rico sou”...


2. Mas o salmista não mostra somente um coração humilde que reconhece as suas limitações, mas um coração que deseja aprender mais.


3. Ao ensejo do término deste ano faremos bem em analisar muitas das coisas em que temos falhado. Cabe agora com um coração humilde suplicar...Senhor, ensina-me...Tu és o único Mestre verdadeiro, ensina-me a amar como tu me amas; ensina-me a servir como tu me serves, ensina-me a viver como tu viveste..


Temos cerca de 50 pessoas recém-convertidas em 1952. Se imaginar cada um destes 50 pedindo a Deus luz e direção para a sua vida. Luz para compreender a Palavra de Deus. E força para dominar e vencer as tentações.


II – ORAÇÃO PARA O QUE É FUNDAMENTAL

Muitas das experiências de laboratório, muitos dos pontos de invasões holandesas e capitanias hereditárias passarão, mas a arte de contar permanecerá... Contar é ciência fundamental. O salmista desejava contar...os dias.


1. Em primeiro lugar porque Ele sabia de quão poucos seriam os dias...E ele chegou a viver 120 anos...De tal maneira contou esses 120 anos que chegou a ser “o varão mais manso de toda a terra.” Moisés não fora assim no princípio, mas conseguiu chegar a ser.


2. A aritmética mais difícil é a de contar os dias. É fácil contar as reações da vida, mas é difícil contar as horas. Agostinho (354 d.C/ 430 d.C), grande pensador do passado, dizia: A melhor maneira de contarmos os dias será de tal maneira enchê-los de interesse por Deus e Sua causa, que eles se tornem cada dia uma bênção maior para nós, para o Reino e para outros.


III – O OBJETIVO DA ORAÇÃO

“Alcançar um coração cheio de sabedoria”. Que propósito nobre. A matemática de muitos é a de fazer muito negócio para ganhar muito dinheiro.

1. Ser crente é ser sábio. Nenhum homem pode honestamente combater a Cristo e viver feliz.

2. Ser membro de uma igreja de Deus é ser sábio na maneira de ser crente.

3. Ser consagrado a Deus é ser sábio na maneira de ser membro de uma igreja...


COMO MUDAR O MUNDO NESTE FINAL DE ANO

Pastor David Gomes

Proferido em 1987


Estamos no final de mais um ano. Ouvi um jovem comentar espantado a pressa do correr do ano de 1987.

Tivemos em nosso calendário pontos muito interessantes no que respeita à conquista do trono. Mordomia plena, fidelidade no lazer, degrau de fidelidade nos estudos, quem passou de ano.

Evangelismo, fidelidade à família, fidelidade no serviço, subir para ver a glória de subir nas asas da música, subir enfrentando o futuro, subir na compreensão das coisas de Deus, compreensão do Natal.


I - COMO MUDAR PARA MELHOR NOSSO AMBIENTE E NOSSA VIDA


Guy Henderson escreveu substancioso artigo em torno da necessidade de mudarmos em determinadas situações. Mudar é extremamente difícil, declara. A natureza humana resiste a idéia de mudança.

1. Mudar é inevitável. Hoje é tempo de aceleração. Dentista quem resistiu à era moderna. Motor de baixa rotação. Perdeu cliente.

2. Mudar é plano divino. A palavra arrepender quer dizer mudar a mente (2Corintios 5.17). Muitos convertem a alma mas não convertem a mente.

3. Alguém pode mudar para pior.

4. Estou velho demais para mudar.


II - MARCAS FUNDAMENTAIS À MUDANÇA

1. Caráter firme e forte, sim, sim, não, não. Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó (Hebreus 11.24). No mundo de grandes mudanças, precisamos aprender a dizer NÃO quando o erro é posto à nossa frente.

2. Decisão firme quanto ao que é certo. Moisés neste mesmo passo bíblico decidiu sofrer com o povo de Deus. Vestiu a camisa dos santos. Eu disse ao Senhor que lhe consagro tudo o que sou (William Booth 1829-1912). Mulher norte-americana ao morrer tinha mais de mil vestidos caros no guarda-roupa da casa. Nada além disso foi mencionado em relação à sua vida.

3. Visão das coisas eternas. John Hyes (1855-1936)deixou a América e foi servir na Indonésias. Tornou-se o mais queridos dos professores. Certa tarde dirigia seu jeep quando uma crianças surgiu inesperadamente. Para não matar a criança desviou o carro e morreu num precipício. Muitos comentaram sua morte. Um homem disse: morreu porque acreditava no futuro da criança.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão