O QUE OS BATISTAS CREEM A RESPEITO DO PECADO (Gênesis 2.4-9; e cap. 3)

Não vamos fazer um estudo da doutrina do pecado. Não discutiremos teoria, mas alguns dos pontos da doutrina batista em relação à doutrina bíblica do pecado. Vamos nos basear principalmente em a narrativa clara e simples do capítulo 3 de Gênesis, na qual se encontra tudo que se possa dizer realmente sobre a doutrina do pecado. Aliás, será interessante lembrar aqui que todas as doutrinas principais da Bíblia podem ser encontradas nos primeiros 11 capítulos do livro de Gênesis. É o que veremos em relação à doutrina do pecado.

OS BATISTAS CREEM QUE O PECADO VEIO AO MUNDO EM VIRTUDE DE UMA ESCOLHA ERRADA FEITA POR PARTE DO SER HUMANO

1. A escolha errada começou na atitude dada pela mulher à serpente. O homem fora criado para dominar, mas abaixou-se ao nível daquilo sobre o que devia dominar.

2. A escolha errada continuou pela pouca atenção dada aos fatos, conforme 3.3 e 2.16-17. Deus só havia dito que não comesse.

3. A escolha errada prosseguiu no desenvolvimento da conversa.

4. A escolha errada culminou-se na desobediência fria, determinada e voluntária à vontade e ordem de Deus. A serpente não forçou a mulher a pecar. Tampouco Deus o fizera. Aqui foi posto a prova a capacidade de escolha e a liberdade com que Deus agraciara o homem.

II - OS BATISTAS CREEM QUE O PECADO É CONTAGIOSO E UNIVERSAL

1. Logo após a queda da mulher o homem caiu (3.6). E no capítulo 4 de Gênesis a história continua para crescer de intensidade no capítulo 5, tendo uma continuidade desastrosa, descrita no capitulo 6.

2. O pecado foi feito então um mal universal. Existe em todo lugar e em todo tempo, tanto na primavera como no verão, tanto no outono como no inverno. Não respeita a pessoa alguma, habita na choupana do pobre e também no palácio do rico. O seu estigma vê-se na fronte do ignorante e também do sábio. Fere a criança e aflige o velho. É nota discordante no concerto musical da felicidade humana; toda a dor de coração, todas as lágrimas, toda a aflição e desespero, todo o mau presságio e terror tem sua causa nele (ver Salmo 51.5; Jeremias 17.9; Efésios 2.3; Salmo 14.2-3). Por estas passagens se pode notar que mesmo antes de nascer o homem já está marcado pelo estigma do pecado. A santidade de modo algum caracteriza a raça humana. Quanto mais aumentam as família na terra, mais se mostram os seus efeitos. Todo o mundo e todos os homens já nascem pecadores. Somente o Filho de Deus constitui exceção a esta regra.

III - OS BATISTA CREEM QUE O PECADO CUSTOU AO HOMEM A MELHOR DE SUAS RESERVAS

1. Sua soberania (1.26-28) foi trocada pela escravidão (3.16-18).

2. Sua inocência (2.25) foi trocada pela vergonha do pecado (3.7) e a mentira do pecado (3.11-13).

3. O pecado separou o homem de Deus (3.8; 23-24). Acabou-se então a comunhão com Deus.

IV - OS BATISTAS CREEM QUE O PECADO CUSTOU A DEUS UM PLANO SACRIFIAIAL PARA A SALVAÇÃO DO HOMEM E QUE ESTE PLANO É A CRUZ E NADA MAIS

1. A primeira exigência que o pecado exigiu de Deus foi a que constituiu no derramamento de sangue inocente. Depois de repreender nossos primeiros pais por causa do seu pecado, o Senhor fez-lhe uma promessa (Gênesis 3.15), e, como desejando ilustrar o que ia fazer, ele matou um animal e fez túnicas da pele e os vestiu. Túnicas de pele. Que fizera o animal para padecer a morte? Através dos séculos milhares de outros animais inocentes padeceram até o dia quando o Cordeiro de Deus derramou seu sangue para a salvação da humanidade.

2. Como batistas cremos que não há salvação senão pelo sangue de Jesus, mediante a fé do pecador contrito. E porque cremos nesta verdade de todo o coração é que somos missionários e desejamos que o mundo venha a conhecer Cristo. E hoje mais do que nunca precisamos trazer à memória esses fatos. O pecado, o terrível pecado é justamente o lugar em que milhões de brasileiros estão. Milhões nele estão porrejeitarem a verdade. Para estes a condenação já veio. Mas existem outros milhões para os quais ainda não chegou a mensagem de salvação.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão