O HOMEM DIANTE DE TRÊS CAMINHOS (Hebreus 10.20-2; Provérbios 4.11-17)

Vivemos em função de caminhos. Precisamos da vida de nossas cidades. Os caminhos da terra se tornaram insuficientes. Temos caminhos dos mares e cada um deles se torna mais fascinante ao nosso entendimento. O mesmo fenômeno é apreciado na vida espiritual dos homens.


I – CAMINHO DA RETIDÃO


1. O caminho da ética e da moral sadias. Há compêndios muitos para discutir esse caminho. Há técnicas, descobertas constantes que vão aperfeiçoando, tendo em vista tornar o homem bom; do ponto de vista das chamadas relações humanas.

2. O caminho da obediência à lei. Cumprir a lei, eis o caminho da tranqüilidade no seio da comunidade.

3. O caminho do bom marido, do homem honesto no seu trato com o semelhante. Existem bons maridos que não são crentes nem membros de igrejas. Existem bons homens fora da nossa sociedade eclesiástica.

4. Recompensas aos caminhantes do caminho da retidão: temos os monumentos, as medalhas, as comendas, condecorações, títulos, homenagens. A própria sociedade se encarrega de dar o prêmio ao homem que trilha no caminho da obediência à lei e ao bom trato com seus semelhantes.


II – O CAMINHO DOS PERVERSOS

Não nos deteremos por demais nas considerações, tendo em vista o mais que desejamos dar ao terceiro dos nossos caminhos.

1. Mais fácil... O caminho da indulgência, o caminho de se acomodar, de ceder é sempre mais conveniente para propósitos imediatos.

2. O caminho dos que tropeçam e fazem tropeçar. Ensinam a tropeçar, sentem-se bem.

3. O caminho dos que planejam e executam o mal.

4. Caminho dos que não entram no céu- 1Coríntios 6.-10.

III – O NOVO E VIVO CAMINHO

1. É um caminho novo, pois que se interpôs no curso da História, tendo em vista acenar a passagem aos homens perdidos e irremediavelmente perdidos.

2. É um caminho sábio – Hebreus 10.19-20.

3. É um caminho vivo. não por obras vãs e passageiras, mas pela obra suprema da oferenda, o Filho de Deus pela salvação dos homens. A vida desse caminho não consiste em obras – Tito 3.3-6. A vida de novo caminho não depende de nossa força, mas da força do seu instituidor, Jesus.

4. Caminho do Perfeito, Jesus Cristo, que leva o homem à presença de Deus.


IV – DEUS CONVOCA TODOS OS HOMENS AO TERCEIRO CAMINHO

1. Todos podem entrar nele – 1.Coríntios 6.11.

2. Há uma certeza de fé neste caminho.

3. Há purificação no coração.

4. Há lavagem da consciência, não lavagem do cérebro.

5. É o caminho que nos leva ao segundo andar. O caminho das riquezas, fama, honrarias humanas é sempre ligado ao primeiro andar e somente a Ele. O caminho novo pelo sangue de Cristo, nos leva ao segundo andar.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: