top of page

NO ROLO DO LIVRO ESTÁ ESCRITO DE MIM (Salmo 40.7)

Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – RJ em 21.12.1969

 

Estamos no mês do advento e bem próximo do dia quando comemoraremos o nascimento de Jesus. Nosso verso nos fala alguns séculos antes daquele a respeito do qual estava escrito no livro. O escritor de Hebreus – (10.1-4) - aplica essas palavras de Davi ao próprio Senhor Jesus.

Dr. Arthur Tappan Pierson – (1837-1911), foi um rebelde contra a Bíblia. Mas um dia resolveu estudá-la e -- como tem acontecido há muitos -- tornou-se um crente apaixonado. Um de seus estudos preferidos foi o de estudar as profecias na Bíblia. Ele achou no Velho Testamento pelo menos 333 passagens que se referem ao Senhor Jesus. Mas ele vai além e divide essas profecias em classes. Algumas retratam o Cristo em pessoa; outras Sua obra e seu caráter.

Mas, nesta segunda submissão, ele encontra 20 características diferentes da maneira pela qual Deus se expressa a respeito do seu bendito Filho. Qualquer pessoa que medite na semelhança de caracteres entre o Cristo da profecia e o Cristo que veio ficará maravilhada.

Muitos dizem que os escritores do Velho Testamento não compreenderam tanto de Cristo quando falaram dele. E Jesus se refere a uma época quando Abraão viu o seu dia e alegrou-se. Abraão viu o dia de Cristo. No rolo do livro está escrito de Cristo. E ao falar assim o salmista estabelece comparação entre os sacrifícios que caracterizavam o Velho Testamento e a rejeição que o Criador faz desses sacrifícios, quando Jesus se tornou nosso sacrifício. "No rolo do livro está escrito de mim.".

I - NO ROLO DO LIVRO ESTÁ ESCRITO DO ÓDIO ETERNO DE CRISTO PELO PECADO

 

1. Não há coisa que Jesus odeie mais do que o nosso pecado. Quando no auge de uma discussão com os judeus que negavam dar-lhe ouvido, ele os desafia dizendo: "Quem dentre vós me convence do pecado"? (João 8.46-47). Era o ódio de Cristo demonstrado. Jesus odiava o pecado desde o dia em que pela primeira vez o pecado penetrou no mundo.

2. Em Gênesis 3.15, temos o pró-evangelho, a primeira referência ao Evangelho ou a vinda de Jesus ao mundo. Nesta mensagem vemos referência à luta eterna de Cristo contra Satanás. "Este te ferirá a cabeça...".  Sim, Jesus havia de ferir a cabeça da serpente. Não somente ferir, mas esmagar, por causa do seu ódio eterno pelo pecado.

3. Alguns de vós sois pais e não tolerais alguns erros e desmando em vossos filhos. Sentis mal quando os filhos vos representam mal. Pois o que nós sentimos em relação aos erros de nossos filhos pode ser sentido por Deus de maneira muito maior.

4. Cristo veio para salvar o povo dos seus pecados. Ele vive para libertar da prisão os cativos. Ele andou para que os homens pudessem andar também. E tão poderosa foi a sua obra que os demônios se lamentavam que Ele tivesse vindo como até hoje lamentam que o Cristo seja entronizado no coração dos homens.

 

II - NO ROLO DO LIVRO ESTÁ ESCRITO DE SUA GRANDE E PROFUNDA HUMILDADE

 

1. Há pouco nos referimos ao fato de que Cristo não fez ouvir sua voz pelas graças. Ele não dirigiu nem tomou parte em comícios que exaltassem a sua própria pessoa.

2. Quando o apóstolo Paulo descreve a encarnação de Jesus, ele usa a palavra "Esvaziou-se, "humilhou-se".

Contam-se muitas histórias para ilustrar a grande humildade de Abraham Lincoln – (1809-1865). Uma delas é a de um pacote que carregara para ajudar uma meninazinha que não o podia mais carregar. O Presidente Lincoln tomou o pacote e levou-o até o destino.

Outra história contada é de um Governador da Pensilvânia, Estados Unidos, que recebera notícia de um moço que devia morrer por seu crime. A mãe viera ao Presidente apelar depois de uma grande comissão. Mas o crime era muito grande e não podia ser perdoado. O Presidente, entretanto, resolveu deixar todos os seus afazeres e descer até a cela onde o rapaz estava. Ao chegar lá disse-lhe: Seu perdão é impossível, mas vim para ensinar-lhe como morrer... e pregou-lhe o Evangelho.

Uma coisa é carregar um pacote. Outra coisa é tornar-se pobre, humilhado por amor de quem não tem nenhum valor.

3 Contemplemos aquela cena augusta ao final do ministério de Jesus. Ali estavam reunidos doze homens com Jesus. Um deles era traidor e outro havia de negar o Mestre por três vezes. Aqueles homens estavam com seus pés sujos de poeira. Talvez Pedro pensasse de João: Qual o que não vou lhes lavar os pés. ou João pensasse quem deveria ser o servo, uma vez que ele não possuía um. De repente levanta-se Jesus e começa a lavar os pés do traidor. Os pés de Judas.

 

III - NO ROLO DO LIVRO ESTÁ ESCRITO DO SEU GRANDE AMOR

1. Abraão teria oferecido seu filho por amor a Deus. Mas isto não pode ser comparado a Deus oferecer seu Filho por amos de nós. Deus dera a Abraão aquele filho em condições excepcionais. Deus enriquecera Abraão. Deus era o escudo e defesa de Abraão. Tudo que Abraão possuía era dado por Deus de forma maravilhosa. A maravilha está em Deus nos dar seu Filho.

2. Falamos a pouco do ódio de Cristo pelo pecado. Pois bem, leiamos então as palavras de Paulo: "Aquele que não conheceu o pecado fez-se pecado por nós" - 2Coríntios 5.21.

3. Uma das maiores impressões sobre Dwigth Lyman Moody – (1837-1899), ao ouvir os sermões de Henrique Moore House, passou toda semana pregando em João 3.16 para dizer ao final: "Meus amigos, passei toda a semana a falar-vos do amor de Deus. Hoje é o ultimo dia e sinto que não disse nada que possa ser realmente comparado ao seu grande amor.".

No rolo do livro está escrito do amor de Cristo. Como ele se identificou conosco. Como ele simpatizou conosco. Como ele simpatizou  com os homens e lhes deu a mão em todas as circunstâncias. Zacarias capítulo 13: "Encontrareis o Cristo ferido na casa de seus amigos". Leia Isaias 53 e encontrareis o Cristo Desprezado... aquele do qual não fizeram os homens caso algum.

 

IV - NO ROLO DO LIVRO ESTÁ ESCRITO DE SEU PERFEITO SACRIFÍCIO

Uma vez para sempre. Por isto: “sacrifícios e ofertas não quisestes...”

Commentaires


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page