Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança (RJ) em 09.03.1965
Ouvi há alguns dias a afirmação de um conhecido professor de Bíblia a respeito da ênfase dada pelo Novo Testamento à segunda vinda de Cristo. De fato é assim. Não se compreende mesmo porque negligenciamos tanto naquele assunto que marca a coroa da obra de Cristo entre nós, a parousia. Jesus nos dá várias advertências e apresenta mesmo fatos curiosos com relação à segunda vinda.
A Parábola das dez virgens, a história dos talentos, são narrativas das mais interessantes. Consideraremos hoje três das cenas do grande dia da separação: os em primeiro lugar o Campo da Separação; em segundo lugar os tipos que serão separados, e finalmente, o significado da separação.
I - O CAMPO DA SEPARAÇÃO
1. Separação num campo - vastidão, terras não evangelizadas; ar livre; missão; visita a Parati Mirim entre os índios guaranis. Tão perto do Rio, mas almas sem Deus.
2. Separação num moinho - os moinhos eram numerosos, indústrias, fábricas. Tipos das mós modernas, ora em extinção. A longa pedra que devia ser movida por dois, que se ajustavam de modo interessante, misturando o seu próprio suor. Muitas vezes escravos eram treinados para esse trabalho.
II - SEPARAÇÃO NUMA CAMA
A cama me faz lembrar o lar. Aqui está o centro da vida social. Jesus pede aos seus ouvintes se lembrarem da mulher de Ló. É o símbolo do lar. Haverá divisão em muitos lares. Poderá haver separação em nossos lares.
III - OS TIPOS QUE SERÃO SEPARADOS
1. Escravos que trabalhavam nas pedras de moinho.
2. Mulheres- duas.
3. Associados em uma obra comum.
4. Marido e mulher ou dois filhos?
5. Lavradores do campo.
Notemos que os tipos nos parecem honestos e bons. É gente calejada; gente de trabalho, mas que será separada por razões superiores.
IV - O SIGNIFICADO DA SEPARAÇÃO
Qual o significado da petrificação da mulher de Ló? Qual o resultado do dilúvio sobre aquela gente que compra e vendia? O significado será mesmo agora.
Comments