NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO (João 3.3)

O livro “Mandamentos de Jesus”, de William Carey Taylor (1761-1834) conta a história de Luiz Santana, que se transformou no mais bem sucedido colportor(*) de Recife. Era incrédulo. Numa noite escura descia a Ladeira da Misericórdia (que Taylor chama de sem misericórdia), um homem desiludido, sem Deus, sem salvação. Meditava sobre o suicídio como meio de resolver seus problemas. Na Rua do Amparo, o pastor pregava: “Necessário vos é nascer de novo”... O pecador desiludido naquela mesma noite se encontrou com Jesus. Começou a pregar a sua história. Uma noite disse a Taylor: “Sou tipógrafo e desejava dedicar o que sei a este trabalho. Nascia ali o chamado Correio Doutrinal de Recife, e a Livraria Batista.


I – O QUE O NOVO NASCIMENTO NÃO É

1. Não é uma religião. Nicodemos era fariseu, era príncipe ou líder entre os fariseus; portanto, pagava seus dízimos, assistia às cerimônias, etc. “Mas necessário vos é nascer de novo”.

2. Não é ser bom pelos padrões do mundo. Existe muita gente boa que ainda não provou a salvação. Há pessoas de índole boa, que gostam de ajudar; mas boas obras não são novo nascimento. Fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras, disse Paulo (Efésios 2).

3. Não é simples reforma. O problema do homem está dentro do homem. Não se trata de algo do exterior. A Bíblia chama de pecado a fala do coração. O pecado na Bíblia é comparado à lepra – lembro-me de quando visitava o leprosário de Marituba-Pará. Alguns daqueles doentes com suas carnes expostas. Suponhamos que eu oferecesse uma camisa branca e limpa àqueles homens... De nada valeria

4. Não é recitação de Bíblia e palavras bonitas

5. Não é ainda ser batizado, simplesmente ser batizado


II – NECESSÁRIO VÓS É NASCER DE NOVO

O que é novo nascimento?

1. É um mistério. O vento sopra onde quer, mas não sabes para onde vai.

Quando Paulo descreve o mistério da salvação no capítulo 2 de Efésios, ele declara no curso da explicação algo do mistério de Cristo.

2. É obra de Deus e pelo poder de Deus. Pelo novo nascimento o homem experimenta nova vida, novas alegrias. O homem nasce da carne como resultado da união entre o pai e sua mãe. O homem nasce do espírito pela união de Deus à vida humana pela fé em Jesus Cristo. O nascimento físico é mistério e mistério é o nascimento espiritual. Quando o homem nasce fisicamente, ele nasce em pecado (Salmo 51). Quando o homem nasce do Espírito Santo, ele passa a ser participante da natureza divina (2Pedro 1.4; Hebreus 3.14). Alguns pensam que alcançaram a salvação por atenderem ao apelo do pregador; outros pensam que são crentes porque podem cantar hinos. Não, jamais: “Necessário vos é nascer de novo”. João 3.36 merece ser meditado agora.


III – HOJE É O DIA DE NASCER DE NOVO


1. Jesus ordenou que Nicodemos fosse regenerado e aceitasse o fato do novo nascimento.

2. Somente pelo novo nascimento o homem consegue o perdão dos pecados.

3. O homem sozinho não consegue ser salvo, jamais. Todo esforço humano seria inútil para salvá-lo. Não basta ser filho de crente. É preciso nascer de novo. Precisamos saber que nascemos de cima. O nascimento vem de Deus, é feito por Deus. A parte do homem: Aceitar o que Deus oferece.

John Wesley (1703-1791), grande pregador inglês repetia muito o sermão sobre o novo nascimento. Perguntaram-lhe um dia por que insistia tanto e ele respondeu: “Porque necessário vos é nascer de novo”.


(*) NR: colportor é o vendedor de livros.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: