top of page

NÃO ESTÁS LONGE DO REINO (Marcos 12.28-34)

Jesus na semana final do seu ministério. A onda de opositores tinha se organizado. Homens não se entendiam e se unem com outros, agora lançavam ação comum contra o Senhor.

Fariseus e Herodianos - verso 13 - intérpretes da lei e regulamentos. Devemos ou não pagar impostos? Conhecendo a sua hipocrisia, "disse" - verso 15.

Saduceus - não aceitavam a lei oral, não acreditavam na ressurreição e criaram um problema impossível. Jesus os desmascara - verso 24. – “Errais pela ignorância das Escrituras.”

Um dos Escribas - ponto de discussão entre eles. Havia diferentes escolas entre rabinos. Dificuldade no próprio judaísmo. A lei era regulada por inúmeros artigos de interpretação. Alguns como Hiliel tentavam reduzir os preceitos a um número mínimo. "O que não queres para ti mesmo não dês ao inimigo; esta é a lei". O demais é comentário. Aprenda e obedeça. Simão, conhecido rabino: "O mundo descansa em três posições; a da lei, a do culto e das obras do amor".

Samlai - descobriu 603 preceitos mosaicos dados no Sinai, sendo 355 de acordo com  os dias do ano e 248 referentes às gerações humanas. O rei Davi reduziu os 603 preceitos a 11, conforme o Salmo 15. Isaias os reduz a seis preceitos – (Isaias 33.15). Miqueias os reduziu a 3 – (Miqueias 6.8). Habacuque os reduziu a apenas um – (Habacuque 2.4). O justo viverá da fé.


I - O PRIMEIRO DE TODOS OS MANDAMENTOS v.29

Shemá Yisrael - "Escuta Israel". O Talmude dizia: Em qualquer língua que ouça as palavras; mesmo que não compreenda a palavra, apela ao coração para entendê-la. A última letra do verso é a última letra de Ehad. Ao recitar o Shemá, testemunho da eternidade de Deus. "O Eterno que é nosso Deus o será de todo mundo".

Jesus escrutiniza e comanda amor total a Deus, mas o liga a amor total ao homem - "como a ti mesmo". Falhamos na análise do valor dos homens por excesso ou falta. O escriba pediu o primeiro. Jesus dá o primeiro e o segundo.


II - RESPOSTA BRILHANTE DO ESCRIBA

Ele deu razão a Jesus e comentou favoravelmente. O escriba vivia numa sociedade que acreditava em Deus.

1. Não houve hesitação. Sabia de cor o texto. Amor era a síntese de tudo - personalidade, unidade e ação.

2. Shemá estava na sua mente. O Shemá estava nas filactérias dos mantos sagrados – (Mateus 23.5). O Shemá  estava no Mezuzá, que continua sendo posto na soleira das portas dos lares judeus.

3. O escriba estava entusiasmado e Jesus declarou:"Respondestes bem".


III - TÃO PERTO, MAS AINDA DO LADO DE FORA- Comenta Jesus.

1. Perto pela família.

2. Perto pela educação.

3. Perto pelas verdades que aceita, parte de caráter.

4. Perto pela admiração ao caráter de Jesus, moralmente intocável.

5. Pelo trato com cristãos sinceros, cuja convicção reconhecem.

 

CONDIÇÕES DE ENTRADA NO REINO

1. Obediência, não mero conhecimento, obediência, não palavra.

2. Alexandre O Grande – (356 a.C - 323 a.C) - grande político, grande guerreiro, grande legislador. Quando atinge o auge da glória e do sucesso, perde a cabeça e seu coração se gasta. Desejou se promover a Deus e caiu moralmente. Bebia descontroladamente; na orgia e nas farras caia diante do mundo. Visita a Babilônia e é recebido com festividade e bom vinho. Tomou parte em dois banquetes e bebeu tudo. Na manhã seguinte amanheceu mal e morreu. "Subjugareis; mas não a si mesmo'.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page