top of page

MENSAGENS QUE NOS TRAZ O ANO NOVO (Josué 3.4; Deuteronômio 17.16; Salmos 90.12)

Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí, em 1948.

Gosto muito de uma considerações de Georgia Klinger sobre o Ano Novo. Ela dizia que Deus dividiu  os anos em horas e dias, a fim de que, marchando dia a dia e hora a hora, pouquinho a pouquinho, possamos marchar bem fortes através do caminho. Ela continua: Se todos os cuidados e provações da vida caíssem sobre os nossos ombros ao mesmo tempo, não os poderíamos suportar. Mas Deus nos dá um pouquinho cada dia e, se nós aceitamos como nosso problema e a dificuldade da hora, então sob o poder de Deus, haveremos de vencer. No limiar do novo ano tenhamos em mente:


I -  O ANO NOVO TRAZ  A MENSAGEM DE  QUE O VELHO ANO É PASSADO

1. Não podemos viver dos êxitos que nele conquistamos, nem tampouco dos fracassos que nele sofremos. Lamentar é perder  tempo. Guardemos a verdade de que se Deus nos dirigiu, cada vez mais deixemos Ele dirigir.

2. Tivemos no ano passado primavera, verão, outono e inverno. Este ano as perspectivas são as mesmas.

3. Para alguns de nós o ano findo não foi dos melhores. Nossa igreja perdeu oito membros e dois amigos. Choramos esses, mas Deus os ganhou. Eles foram promovidos ao céu. Alguns morreram espiritualmente, outros foram excluídos e nós sofremos com isto.

4. Por outro lado, tivemos bons trabalhos e algumas vitórias pela graça de Deus. Vários novos irmãos vieram a nós pelo que damos muitas graças a Deus. Muitos voltaram à igreja, e muitos começaram hoje seu ministério conosco.


II - A SEGUNDA MENSAGEM QUE O NOVO NOS TRAZ É A DE QUE INICIAREMOS UM CAMINHO INTEIRAMENTE NOVO

1. O Jornal Batista desta semana publicou um artigo que escrevi e que a maioria já leu: Alunos tristes diante do velho professor: Mestre, manchei esta folha, posso ter outra? Começa outra vez, criança, começa outra vez. O poeta conclui: Senhor, o ano velho já e foi e o novo ano chegou. Minha folha antiga está manchada, posso ter outra folha? Filho, começa outra vez.

Irmãos. o Ano Novo é a nova folha que vamos começar. Comece-mo-la com Deus e façamos o melhor que nos for possível. O novo ano é uma estrada que nunca palmilhamos antes. O que nos aguarda? primavera, verão, outono, inverno; espinhos, sorrisos, mas sempre novas oportunidades.

2. Não sabemos um só passo adiante no nosso caminho. O mais sábio é orar como o salmista, (Salmo 90.12), deixando que aquele que é o caminho nos tome a mão e guie através d'Ele. "Ele tem planos para cada vida que N'ele confia. Cada milha no meu caminho foi escolhida por Ele e em qualquer lugar onde colocar minha tenda terá sido escolhido por Ele" - George Müller.

Pai e filho. Tudo escuro só tem uma lâmpada: Não se aflija filho, a lâmpada ilumina cada passo e chegaremos e chegaremos lá. (ver hino 355 do Canto Cristão)


III - O NOVO NOS CONCLAMA A NOVAS RESOLUÇÕES PARA O ANO QUE ENTRA

Resoluções para os que já crêem em Jesus Cristo:

1. Crescer como indivíduo e como igreja; precisamos crescer em influência; crescer em fervor evangelístico. Votamos o maior orçamento da história da igreja e esperamos alcançar o maior número de batismos na sua história.

Henry Wadsworth Longfellow (poeta) 1807-1882. Por que manténs a virilidade e energia com essa idade? Olha aquela macieira, ela é muito antiga, ela cresce uma polegada por ano. Esta polegada é o segredo dos seus lindos botões e flores. Assim eu tento crescer um pouquinho a cada ano.

2. Um novo cântico na minha boca era o desejo do salmista. Que este seja o desejo de cada corista e cada membro. Salmo 14:9; Isaias 42.9-10

3. "Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade" - Lamentações 3.23. Que o espírito apreciativo do profeta seja o nosso também através de todos os dias de 1949.

4. Que cumpramos em nossas vidas o desejo ardente expresso pelo apóstolo Paulo em Romanos 12.1. Uma entrega total a Deus.


IV - BOAS NOVAS RESOLUÇÕES PARA  OS QUE AINDA NÃO SÃO CRENTES

1. Um novo nome: o nome de cristão (ver Isaias 62.12). Que seu nome ao entrar no novo ano seja: Cristão.

2. Um coração novo - Jeremias 31; Ezequiel 11.19; 2Coríntios 5.17; Colossenses 3.1; Gálatas 5.15; Efésios 2.15.

3. Uma nova resolução para todos - João 13.34

Pai e filho pousando para a menina tirar foto: Não saiu bom. Façam uma pose como irmãos! Ambos se abraçaram e tudo saiu bem. O moço carregando um outro na montanha acima: Não está pesado? Não, é meu irmão.

Que nos amemos uns aos outros como Jesus nos amou.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page