Chamado para servir num funeral, resolvei permanecer no cemitério olhando alguns túmulos. Encontrei mensagens em alguns deles.
I - A VIDA HUMANA É TRANSITÓRIA
Há túmulos ricos e pobres, mas todos eles escondem alguém que a doença desafiou e levou para o hades. O rico e o pobre se encontraram, a todos fez o Senhor. Todos devemos comparecer ante o tribunal divino, é a afirmação cristalina da Bíblia. Por meio de remédios, dizia William Shakespeare (1564-1616): "A vida é prolongada, mas a morte ceifa o médico também".
Hipólito Campos – (1774-1823) dizia: "O pavão orgulhoso estava ostentando sua beleza como se fosse um rei; mas ao olhar para os pés feios e duros, se entristeceu". E dizia Hipólito Campos: “Pobres homens vaidosos; não olharam ainda para o cemitério onde comparecerão um dia".
Diz a história que Salah al-Din, conquistador do Egito e Palestina, conhecido também como Saladino – (1138-1193), ao sentir a proximidade de sua morte, pediu que se colocasse uma mortalha com a seguinte legenda: "De todas as suas riquezas; de todas as suas conquistas; de todos os seus estados de honras, só se conservou isto. Ele conquistou o Oriente, mas não venceu a mortalha".
II - ADVERTÊNCIAS QUE OS TÚMULOS NOS DEVEM FAZER
Que tipo de vida estarei eu a viver. Preparado para a morte? Estou vivendo à alturas da expectativa de Deus? Na sua linguagem silenciosa os túmulos nos dizem: como você viver, morrerá.
Jesus chamou os fariseus de "sepulcros caiados" – (Mateus 23.27). Paulo chamou os não crentes de "mortos em seus delitos e pecados" – (Efésios 2.1). E Paulo afirmou: “Levanta-te dentre os mortos e Cristo te esclarecerá" – (Efésios 5.14-17). Jesus e Paulo aceitavam como morte a vida aparente de quem não tem a Cristo. Paulo vai além e chama os crentes em Cristo de mortos para o mundo: "Já morrestes e a vida que agora viveis a viveis em Cristo" – (Colossenses 3.3). Os ímpios serão lançados no inferno e todos os que se esqueceram de Deus – (Salmo 9.17). A diferença começa no túmulo: Quando morremos para o mundo, podemos morrer para Deus.
III - MENSAGENS EM DIFERENTES TÚMULOS
1. "Estando morto, ainda fala – (Hebreus 11.4).
2. "O mundo passa e a sua cobiça, mas aquele que faz a vontade do Senhor, permanece para sempre" – (1João 2.17).
3. Daniel Webster – (1782-1852): "Eu creio, Senhor, ajuda-me na minha incredulidade".
4. "Perdoado"; num túmulo em Nova Iorque.
5. "Seguis vós a Cristo também"? – (Mateus 8.34). Catarina Booth – (1829-1890): "Há túmulos que não são túmulos, mas lugar onde estão cinzas que esperam pelo Senhor da glória". No túmulo de um vadio e mundano: "Este foi o único lugar que honestamente não desejou". Cemitério em São Paulo: "Ele foi conhecido por todos como homem honesto".
Comments