Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Centro do Rio de Janeiro (RJ) em 06.06.1966
Podemos destacar três experiências marcantes na vida de Jacó, até o texto de nossa leitura: a compra da primogenitura, a posse da primogenitura e a visão de Betel.
Hoje o vemos em meio a uma quarta e mais feliz experiência, que não seria, no entanto, a última de sua vida.
I - O FORAGIDO JACÓ
1. Era época de provações para Jacó. Perseguido pelo sogro, perseguido pelo irmão, Jacó estava numa espécie de terra de ninguém. Mas Deus estava com ele. Aquele que se revelara ao servo em Betel seguia confirmando com ele as suas bênçãos. Labão fora avisado em sonhos para nada fazer a Jacó – (31.24). Deus o chama de Arameu para lembrar sua condição de inconveniente.
2. Jacó estava, no entanto, predisposto para o bem. Aceitou o acordo com o sogro e fez um altar ao Senhor.
3. Jacó sabia, no entanto, que Esaú vinha armado para cumprir o juramento de matá-lo.
II - MAANAIM NO CAMINHO DE JACÓ
1. Notemos que o caminho era de Jacó. Cada homem tem seu caminho. "Há caminhos que aos olhos do homem..." – (Provérbios 14.12). Judas teve seu caminho; Saulo também. Abraão teve seu caminho e Jacó teve o dele.
2. Maanaim veio ao encontro de Jacó. Notemos que ele era crente e Deus o protegeu em Betel. Ante à perseguição de Labão, e agora outra vez.
3. Maanaim foram anjos que lhe vieram ao encontro. Não foi Jacó quem os procurou, eles o procuraram. Em João capítulo 1, lemos de um tempo que Jesus procurava homens. Hoje ainda os procura. Jesus viu Natanael, sem ser visto.
4. Para dois inimigos uma multidão de anjos. Para um pequeno problema Deus dá uma multidão de provisões.
III - O DEUS QUE PROVÊ: MAANAIM
Precisamos voltar ao estudo da doutrina de Deus. O capítulo 12 de Daniel nos fala do tempo do fim. Seria o tempo em que os homens iriam de uma parte para outra. Seria um tempo de Ciência em progresso. Seria um tempo de destruição do povo santo. Ainda temos perseguições e as teremos por muito tempo. Talvez mais agora que nos anos que se foram.
A imoralidade sem trégua. Os pecados como sendo coisa de menos importância. Valores invertidos. Dificuldade para fazer o bem. Precisamos de crentes que sirvam o Deus de Maanaim:
1. O Deus que prevê os males dos seus filhos e os livra.
2. O Deus das consolações.
3. O Deus que elimina superstições. Tantos crentes de santinhos pendurados...
4. O Deus que desfaz inimizades.
5. O Deus que derruba muralhas.
6. O Deus que faz milagres.
Crente que não dava dízimo porque recebia pouco e vivia cheio de dívidas. Conselho de um crente: Experimente dar o dízimo e verá o milagre. E o milagre aconteceu mesmo.
Comments