LEMBRANÇAS SANTAS Á MESA SANTA (1Pedro 3.18)

Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança em 09.09.1972


Cada vez que nos reunimos em torno da Mesa do Senhor, cometemos um ato de obediência. Ele ordenou que assim fizéssemos: LEMBRAI-VOS DE QUE CRISTO, O JUSTO PADECEU POR NÓS INJUSTOS PARA NOS LEVAR ATÉ DEUS. É CERTO QUE TEVE DE SOFRER A MORTE NO CORPO, MAS RESSUSCITOU DEPOIS PARA A VIDA NO ESPÍRITO.


I - A LEMBRANÇA DO PECADO - INJUSTIÇA

1. Pecado não é um ato, mas um estado da alma. É predisposição de fazer aquilo que contraia a Deus. Pelo pecado o homem entristece a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo.

2. Todos pecaram: eis a base de todos os desmandos, crimes, tristezas, desapontamentos. O pecado é doença, é força destruidora.


II - CRISTO MORREUS PELOS PECADORES - Injustos:

Isaias 53.6; Romanos 5.8. Cristo foi oferecido como Páscoa - 1Coríntios 5.7.

Maravilhoso pensarmos que Deus planejou e executou a libertação do homem, num plano e propósitos eternos. O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Nesta declaração Jesus nos fala da sua missão e do seu propósito: Buscar e salvar O fato de que Jesus morreu para salvar a todos. É claro que ele morreu para buscar os que o aceitam é outro fato.

Deus veio ao nosso encontro, dando Cristo para perdoar a todos quantos decidem aceitá-lo. A Ceia expressa isso. Viajantes no Lago Ontário - Canadá -, com sede clamando por água. Tomai a água: foi a resposta do navio que fora chamado. Descobriram que era água doce e morriam de sede. "A graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2.11-14).

Em 1829 George Wilson, na Pensilvânia (USA), foi condenado à forca. O presidente Andrew Jackson (1767-1845) indultou-o. Mas o réu não aceitou o perdão. Levantou-se uma questão legal. estava perdoado ou não? Seria a palavra do Presidente maior que a vontade do homem? Qual o valor da lei ante a palavra do Presidente?

John Marshall (1755-1835), Chefe Supremo dos Estados Unidos, deu o seu parecer: A sentença só tem valor se o culpado a aceitar. A letra do indulto é uma pedaço de papel. Ele não anula a lei, se o condenado não aceitar.

Cristo morreu pelo homens, mas os homens precisam aceitar.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: