Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança em 09.09.1972
Cada vez que nos reunimos em torno da Mesa do Senhor, cometemos um ato de obediência. Ele ordenou que assim fizéssemos: LEMBRAI-VOS DE QUE CRISTO, O JUSTO PADECEU POR NÓS INJUSTOS PARA NOS LEVAR ATÉ DEUS. É CERTO QUE TEVE DE SOFRER A MORTE NO CORPO, MAS RESSUSCITOU DEPOIS PARA A VIDA NO ESPÍRITO.
I - A LEMBRANÇA DO PECADO - INJUSTIÇA
1. Pecado não é um ato, mas um estado da alma. É predisposição de fazer aquilo que contraia a Deus. Pelo pecado o homem entristece a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo.
2. Todos pecaram: eis a base de todos os desmandos, crimes, tristezas, desapontamentos. O pecado é doença, é força destruidora.
II - CRISTO MORREUS PELOS PECADORES - Injustos:
Isaias 53.6; Romanos 5.8. Cristo foi oferecido como Páscoa - 1Coríntios 5.7.
Maravilhoso pensarmos que Deus planejou e executou a libertação do homem, num plano e propósitos eternos. O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Nesta declaração Jesus nos fala da sua missão e do seu propósito: Buscar e salvar O fato de que Jesus morreu para salvar a todos. É claro que ele morreu para buscar os que o aceitam é outro fato.
Deus veio ao nosso encontro, dando Cristo para perdoar a todos quantos decidem aceitá-lo. A Ceia expressa isso. Viajantes no Lago Ontário - Canadá -, com sede clamando por água. Tomai a água: foi a resposta do navio que fora chamado. Descobriram que era água doce e morriam de sede. "A graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2.11-14).
Em 1829 George Wilson, na Pensilvânia (USA), foi condenado à forca. O presidente Andrew Jackson (1767-1845) indultou-o. Mas o réu não aceitou o perdão. Levantou-se uma questão legal. estava perdoado ou não? Seria a palavra do Presidente maior que a vontade do homem? Qual o valor da lei ante a palavra do Presidente?
John Marshall (1755-1835), Chefe Supremo dos Estados Unidos, deu o seu parecer: A sentença só tem valor se o culpado a aceitar. A letra do indulto é uma pedaço de papel. Ele não anula a lei, se o condenado não aceitar.
Cristo morreu pelo homens, mas os homens precisam aceitar.
Comments