JUGOS QUE CONVÉM À MOCIDADE (Lamentações 3.27)

Sermão pregado em 07.05.1989


Jeremias, entrado em anos, assistia à tomada de Jerusalém. Vê o rei com seus filhos mortos e os olhos vazados Lembra-se, então, do seu encontro com Deus na mocidade. Os moços dos seus dias eram homens massacrados. Zedequias, de olhos vazados, seus dois filhos mortos: Bom é para o moço... Mais de 40 anos de serviço a Deus na carreira maravilhosa.


I - É BOM SUPORTAR O JUGO DOS PAIS NA MOCIDADE

1. Mocidade é força, mas força desgovernada pela destruição.

2. Na infância o menino deve aprender a obedecer. A disciplina da obediência pode causar dores hoje, mas trará vitórias amanhã. As crianças devem aprender a obedecer pelo prazer de obedecer.

3. Grandes homens foram, em geral, bons filhos. Davi era o melhor dos filhos de Jessé e os filhos de José o melhor dos filhos de Jacó. "Tudo quanto sou ou espero ser devo à minha angélica mãe" (Abraham Linclon - 1809-1885). "Estava minha mãe tão segura a mim e com tanta solicitude modelou o meu caráter que eu me lembrava sempre que tinha alguém para quem viver e cujas esperanças eu não podia fraudar" (Thomas Edison - 1847-1931). "James A. Garfield (1831-1881) ao ser eleito Presidente dos Estados Unidos, desejou beijar primeiro a mão de sua mãe". "Dwight L. Moody - 1837-1899: "Devo aos ensinos de minha mãe o que de útil realizei na vida".

4. A obediência aos pais é mandamento do Senhor. Absalão príncipe, mas morto pela desobediência; seu pai Davi o mais simples de todos os grandes reis.


II - É BOM SUPORTAR O CONSELHO DOS MAIS EXPERIENTES EM DEUS

Mocidade é perspectiva. A lei da seleção: Seleção da boa companhia... chega-te aos bons e serás um deles; junte-se aos maus e serás pior que eles.

"Lança o teu pão sobre as águas, depois de muitos dias acharás" (Eclesiastes 11.1) lei da retribuição. "Bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o Reino dos céus" (Mateus 5.3). Roboão desprezou o conselho dos prudentes e se afundou com os rebeldes.


III - BOM SUPORTAR O JUGO DE DEUS

1. Na mocidade temos força e disposição.

2. Na mocidade temos energia.

3. Na mocidade podemos andar livremente, sem amarras para Deus.

Lottie Moon - 1840-1912, missionária, bem jovem foi ao culto e se entregou a Deus. Hoje é símbolo de Missões na América.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: