Sermão proferido naIgreja Batista da Tijuca, em 24.06.1953
É das mais nobres a história de Jacó. Nele temos a grandeza do Velho Testamento. Era um exemplo nobre das virtudes cristãs. Se lemos a vida de Jacó como encorajamento devemos ler a de José como inspiração. Em Abraão temos uma fé heroica, em Jacó uma fé lutadora. Em José uma fé vitoriosa. Abrão foi pioneiro; José consolidador.
I - OS NOMES DE JOSÉ
Abraão foi chamado por dois nomes: Abrão, pai elevado e Abraão, pai de multidões.Jacó foi chamado de Israel ou príncipe que luta com Deus em substituição a Suplantador. José teve dois nomes:
1. Gênesis 41.41-45, "o salvador do mundo" ou "revelador de segredos". Por certo que o primeiro é o nome mais acertado. Aquele que muito sofrera agora colhia o fruto de sua obediência, assim como Jesus.
2. Pastor e guia em Israel - Gênesis 49.24. Era a declaração do pai que muito amava ao filho que tanto sofrera. José foi pastor e líder duas das coisas mais difíceis de se encontrar. É fácil achar um mas difícil achar dois. Há pessoas amorosas, amigas, com espírito de visitar, mas nunca boas como líderes.
II - SUA DOR E VITÓRIA
A. FOI ODIADO POR SEUS IRMÃOS. E por que o odiaram?
1) Por ser amado do pai - Gênesis 37.3
2) Por ter grandes sonhos - 37.8.
3) Foi traído pelos irmãos - 17.20
4) Foi vendido pelos irmãos - 37.28.
5) Foi tentado na terra estranha e condenado - capítulo 39.
6) Foi colocado na prisão com os transgressores - 40.1-3.
B - SUA ESCALADA PARA A VITÓRIA
1) Nenhum dos filhos de Jacó sofreu tanto quanto José e nenhum deles subiu tanto quanto ele.
2) Saiu da prisão para ocupar a mão direita de Faraó. Foi ele o mais proeminente de todos os seus ministros - 41.38-46
3) Por meio dele as nações foram preservadas do extermínio. Valor de um homem fiel - 41.5.
III - LIÇÕES QUE A VIDA DE JOSÉ NOS SUGERE
1. Todas as censuras dos irmãos a José não puderam separá-lo do amor de seu pai. Assim, nem todas as tribulações desta vida podem afastar o verdadeiro crente de seu Deus - Romanos 8.31.
2. Veio à procura dos irmãos no campo, encontrou seus inimigos e algozes e assassinos.
3. Se José tivesse morrido de fome na cova, seus próprios irmãos viriam a morrer de igual maneira mais tarde. Bendito o Senhor que vê adiante de nós e que preserva os seus servos.
4. José rejeitou a união ilícita com a esposa de Potifar e ganhou a filha de Faraó.
5. Os irmãos que venderam a José foram por ele perdoados e ajudados. José tinha vestes egípcias mas coração israelita nas cortes de Faraó.
6. José se tornara famoso aos 30 anos de idade - Gênesis 41.46.
7. José preferiu deixar o manto na casa de Potifar e ir à prisão fria do que desprezar sua virtude, porque cria em Deus.
Comments