JESUS A ÁGUA DA VIDA (João 4.11-15; 7.37-38)

Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí (RJ), em 14.02.1954

VimosJesus como a Luz do mundo, como o Pão da Vida. Hoje o veremos como Água da vida. Luz, Pão e Água, eis três coisas indispensáveis à vida. Jesus disse claramente que era Luz do mundo. Disse claramente que era Pão da vida.


I- QUEM TIVER SEDE VENHA A MIM E BEBA

Observemos alguns pontos interessantes na declaração de Jesus.

1. Ele não diz que era a água, mas que era a fonte. As declaração de Jesus têm várias interpretações e vários sentidos.

Era o último dia da festa. Durante a semana o povo havia ido de Siloé buscar água no vaso para derramá-la no altar. No ultimo dia liam somente um dos Salmos tradicionais para a ocasião, Salmo 93 ou 98 ou outros. Nesta hora Jesus se levanta e disse: "Se alguém tem sede venha a mim e beba”.

2. Jesus estava num país de sedentos. O problema de água na Palestina era mais agudo que aqui no Rio de Janeiro. Durante os dias de travessias do deserto sabemos como o povo se angustiou. Para o judeu um bom poço tinha grande significado. O poço de nosso pai Jacó. Os poços de Isaac em sua luta com os inimigos. O povo marchava em função de água. Quando havia muita água indicava o favor de Deus; quando havia escassez sua maldição. Agora Jesus se levanta e diz: "Se alguém tem sede venha e beba".

3. No capítulo anterior dissera: "Quem crê em mim nunca terá sede" - João 6.35. Aqui... Aqui ele diz: "Se alguém tem sede venha a mim e beba". Sentir sede é o ato interior, vir a Jesus era o ato exterior de muitas pessoas que desejam uma religião puramente subjetiva. A religião é muito íntima. Jesus ensinou uma religião íntima, mas também uma religião demonstrada por atos externos.


II - O PRIVILÉGIO DO QUE VEM

1. É sedento. Qual é o melhor substitutivo para a água?. Alguém escreveu que é a manteiga que torna o pão uma tentação, mas Jesus não disse eu sou a manteiga, mas eu sou o pão. Por que? Porque é a fome que valoriza o pão. É a sede que valoriza a água. Se fosse descrever todas as tragédias do mundo numa palavra só palavra, creio que poderia fazê-lo usando uma palavra: INSATISFAÇÃO.

Estamos num mundo de homens insatisfeitos. Pois Jesus declara: Se alguém tem sede venha a mim e beba sem racionamento. Os homens se ligaram à vida material e vêem agora que seus problemas vão se tornando imensos. Os homens sorriem mais hoje que em qualquer tempo. Os homens ganham para rir. Há pessoas cuja função é rir para ganhar dinheiro. Mas esses homens que riem à bandeiras despregadas são semelhantes à figura usada pelo imortal Raimundo Correia - 1859-1911 - no famoso "Mal Secreto": " A cólera punge a dor que mora na alma".

2. Torna-se fonte. O leproso chamado Legião se tornou um pregador da palavra... Vinde, vede um homem que me disse tudo... é a transformação caracteres inúteis em verdadeiras bênçãos. Jesus não disse: "Eu sou um copo d'água, mas eu sou uma fonte". Tu sereis também uma fonte de águas vivas, de águas que passem além da cortina da morte e penetrem no próprio paraíso de Deus.


III - SE TU CONHECERES O DOM DE DEUS, TU CONHECERÁS O QUE A ÁGUA QUE EU DER PODE FAZER NO SEU INTERIOR

1. Pode limpar-te.Ralph Waldo Emerson –(1803-1882) - é citado como tendo dito: "I ammyself a hall"... Eu mesmo sou um inferno...

2. Pode refrescar tua mente e alegrar teu coração.

3. Pode fertilizar tua alma. Em 17.08.1952 o Professor HilgardO'ReillyStenberg - 1917-2011 -, declarou que desde 1603 se registraram 35 secas severas no Ceará e morrem meio milhão de pessoas.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: