Sermão proferido em 09.09.1954.
Que é um missionário?
Recebi este honroso convite no dia de minha investidura no cargo de Secretário da Junta de Missões Nacionais. Sinto-me honrado em poder atendê-lo. Alegro-me ver aqui muitos daqueles que serão, por certo, futuros cooperadores com Deus na tarefa de ganhar o sertão brasileiro para Cristo.
Vamos considerar o tema: O que é um missionário? Há algum tempo recebi a visita de uma senhora. Trazia uma carta de um pastor e pedia nomeação para nosso sertão. Comecei a apresentar-lhe algumas perguntas:
-- A quanto tempo a senhora é crente?
--Quais as evidências que tem da chamada Divina?
--Quais os seus recursos?
A mulher estava confusa e disse, finalmente:
-- Se o senhor precisa saber tudo isto, então desisto de ser missionária. Que é um missionário?
Recebi também a visita de um moço que desejava ser enviado como nosso representante ao sertão. Fiz-lhe as mesmas perguntas e observei as respostas: Preparo, grau zero; convicção de chamada, grau zero.
Perguntei-lhe então:
-- E por que se apresenta?
-- Por que tive uma contrariedade no domingo à noite na igreja e Deus me revelou que aquela contrariedade era o caminho para minha entrega a Deus para seu trabalho.
Que é um missionário?
Recebi a visita de um pastor, trazendo consigo um varão que deveria ser nomeado missionário o quanto antes, pois que estava necessitado.
-- Onde está sua esposa?
-- Estamos separados por incompatibilidade de gênio.
-- O senhor pertence a uma igreja batista?
-- Não, trabalho com a missão Suíça de minha terra.
-- O senhor tem certeza que Deus o está chamando para este trabalho?
-- Não; nunca pensei nisso...
-- Que é um missionário?
Seriam missionários os protagonistas dessas três cenas passadas no escritório da Junta nos dias passados?
I - MISSIONÁRIO É ENVIADO EM VIRTUDE DE UMA CHAMADA ESPECIAL
1. Pensemos em alguns missionários da Bíblia.
(1) O primeiro deles é o grande Abraão. Que diz a Palavra a respeito deste grande servo de Deus? "Ora disse o Senhor a Abraão sai-te. E Abraão obedeceu e saiu sem saber para onde ia” acrescenta o escritor de Hebreus.
(2) Pensemos no grande Moisés; tão preparado, mas tão humilde apascentava o rebanho de seu sogro. Eis que uma sarça se apresenta diante de seus olhos. Ela não se consumia. Moisés se aproxima para ver de que se tratava.
-- "Tira os sapatos dos teus pés porque o lugar onde pisas é terra santa".
(3) Pensemos em Isaias, aquele a quem o Senhor tão definitivamente chamara. Leia o capítulo 6 de seu livro. Ele vira o Senhor. "Eis-me aqui... e o Senhor diz, vai.
(4) Passemos ao Novo Testamento. Contemplai a cena dos pescadores que consertavam redes. Jesus os chama dizendo:
-- "Vinde a mim e eu vos farei...".
(5) Meditemos em Paulo - Romanos capítulo 1. "Paulo, servo de Jesus Cisto, chamado para discípulo, separado para o Evangelho de Deus". O apóstolo de Deus recebeu dele o horizonte de sua vida. Deste horizonte Paulo dizia mais tarde: "Uma coisa, porém, faço".
Sim, chamado para fazer uma coisa. Esta coisa Paulo fez.
(6) Em Atos capítulo 13, temos a linda história dos profetas e doutores que existiam em Antioquia. E disse-lhes o Espírito Santo: "Apartai-me a Paulo e Barnabé para a obra a que eu os tenho chamado.” Paulo podia conversar a respeito de sua chamada. Para ele a chamada era a própria voz de Deus que ouvira e e convicção do Espírito Santo em seu coração.
II - MISSIONÁRIO É AQUELE QUE ENTREGA SEM RESERVAS SUA CHAMADA A DEUS
Um missionário não impõe condições. Na obra de um missionário ele é o que vale menos e Deus é quem vale tudo. Gosto de pensar que fé é obedecer a Deus sem discutir com Ele. É interessante pensarmos em homens que realizaram muito até um certo ponto, mas realizaram muito mais depois de uma entrega mais completa a Deus. Abraão obedecia sempre a Deus, mas o Senhor quis prová-lo pedindo seu único filho... “Agora sei que me temes”, disse-lhe o Senhor. (Gn 22:12)
Isaias respondeu à voz de Deus dizendo: "Eis-me aqui, envia-me a mim". (Is 6:8 e 9)
Notemos que Ele vira o Senhor no ano da morte do rei. O rei terreno passou mas Deus está no seu trono. Ao ver Deus sentiu a sua condição de miséria e inutilidade. "Ai de mim que vou perecendo".(Is 6:1-8) Para ele, sua vida não era nada diante do Rei do universo. Isaias não tinha habilidades, aptidões, valor intrínseco algum. Ele não era ninguém... "Ai de mim que sou pecador".
É o caso de Pedro mais tarde: "Senhor, retira-te de mim, eu sou um homem pecador". ( Lc 5:8-10). Paulo dizia nós apóstolos somos escória do mundo.( 1 Co 4:13): - somos uns João ninguém... somos barros.
Naquela hora em que Isaias se considerava como esterco, Deus lhe purificava os lábios e coração.. Neste poder pode Isaías dizer pouco mais tarde: "Envia-me a mim". (Is 6:8)
Roque Gonzales – (1576-1628), foi um dos jesuítas convertidos. Conta a história da formação jesuítica quando o homem aniquila sua própria vontade. Enquanto pensares não podes servir aqui. Esta é disciplina eclesiástica de valor nulo. Mas para Deus a disciplina consiste na entrega total à vontade de Deus.
Nem sempre será para o lugar que eu quiser. "Onde quer que seja com Jesus irei." - Hino 299 do Cantor Cristão. Não são hinos para tirar lágrimas, mas para expressar os sentimentos de um coração inteiramente submisso a Deus.
Comments